Sergipe lidera crescimento nacional no setor de serviços com alta de 10%

Com um crescimento de 10%, o estado fica bem acima da média nacional registrada de 1,7% de alta no período.

Por Redação, em 16 de outubro de 2024

Sergipe ficou em primeiro lugar entre os estados com maior crescimento em volume de serviços no Brasil na comparação dos resultados alcançados em agosto de 2023 e agosto de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pela Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um crescimento de 10%, o estado fica bem acima da média nacional registrada de 1,7% de alta no período.

Em termos de receita nominal, que mede o valor das vendas, Sergipe apresentou crescimento de 18% no mesmo período, liderando, também, o ranking nacional. No acumulado do ano, Sergipe ocupa a 2ª posição, com uma alta de 11,9% no índice de receita nominal, ficando atrás apenas do Amazonas, que registrou 12,8%. Esses dados refletem um momento de fortalecimento da economia sergipana, que avança em um ritmo robusto e sustentável, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento regional.

O setor de serviços é o mais relevante da economia brasileira, contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) e empregando a maioria da força de trabalho no país. Ele abrange uma ampla gama de atividades, desde serviços financeiros e tecnológicos até turismo, saúde, educação e transporte, além de atividades como telecomunicações, varejo e serviços pessoais.

Índice de volume de serviços
Sergipe apresentou um crescimento acumulado de 5,1% no ano de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 e uma variação positiva de 4,3% nos últimos 12 meses em comparação aos 12 meses anteriores. Em relação ao acumulado no ano, Sergipe ocupa a 4º posição nacional, ficando atrás apenas do Amazonas (7,1%), Santa Catarina (5,6%) e Espírito Santo (5,4%). Com relação ao acumulado em 12 meses, o estado ocupa a 6º posição nacional.