Saúde da Família será tema de programa de estudos a ser criado em Sergipe

Ele deverá ser ofertado em ambas as instituições e envolverá os cursos de graduação da área de Saúde, incluindo em Medicina, Enfermagem e Psicologia, além do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS). 

Por Redação, em 12 de abril de 2025

A Universidade Tiradentes (Unit) e o Cambridge Health Alliance (CHA), instituição de saúde sediada em Boston (Estados Unidos), estão em tratativas finais para a construção de um programa conjunto de estudos e treinamento em Saúde da Família e Saúde Mental. Ele deverá ser ofertado em ambas as instituições e envolverá os cursos de graduação da área de Saúde, incluindo em Medicina, Enfermagem e Psicologia, além do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS). 

As discussões sobre a construção do programa foram realizadas ao longo da segunda-feira, 7 de abril, pelas professoras Elisa Tristan Cheever e Kirsten Meisinger, representantes do CHA, que se reuniram com equipes de gestão, coordenação e corpo docente da Unit. Os detalhes sobre o funcionamento e os cronogramas do programa serão divulgados em breve, mas já se definiu que as ações envolverão atividades práticas de ensino e de pesquisa na área de Saúde da Família, área na qual o CHA tem grande atuação no estado norte-americano de Massachusetts. 

Tais ações devem acontecer junto à rede municipal de saúde de Estância, em cujo campus a Unit mantém cinco programas de residência médica (nível de pós-graduação), incluindo o de Medicina de Família e Comunidade, que têm relação com a atenção primária de saúde. Segundo o professor Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior, coordenador do curso de Medicina em Estância, o local de estudo do novo programa será a UBS Leonor Franco, uma das maiores unidades de saúde do município. 

“O principal objetivo, tanto da Unit quando do CHA, é poder melhorar a saúde da população local. Lá, a gente tem os nossos estudantes, tanto da graduação quanto os médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade, e isso a torna um ecossistema ideal para podermos ajudar aquela população. A gente consegue alcançar os intuitos da internacionalização e da interiorização do ensino, além de poder levar saúde às pessoas que precisam mais”, assinala Jerocílio.   

Kirsten Meisinger considera que o novo programa é uma forma de ampliar e aprofundar a parceria entre as instituições, que desenvolvem desde 2022 o programa Clerkship for Medical Students, um internato de seis semanas para alunos de medicina da Unit nas sedes do CHA, em Boston. “A base de nossa parceria é a experiência dos estudantes dentro do hospital e das nossas clínicas, e nós temos todas as especialidades para eles vivenciarem e aprenderem como o sistema é diferente nos Estados Unidos em comparação com o Brasil. Agora nós estamos espalhando para mais áreas, junto ao nosso parceiro, para ver de que outras maneiras podemos complementar as nossas experiências”, afirma ela. 

A participação dos cursos de mestrado e doutorado em Biociências e Saúde na Unit, terá relação principalmente com a pesquisa científica e com a formação de mestres e doutores. A coordenadora do PBS, professora Margarete Zanardo, afirma que os alunos inscritos no programa conjunto poderão ter contato com situações reais de interesse da população que envolvem saúde da família e saúde mental. “Eles podem ter essas experiências de maneira mais próxima, em campo. Os alunos dos Estados Unidos que também se interessarem por essa temática de pesquisa vão poder interagir, conhecer os problemas e, de ambos os lados, trabalhar juntos na busca de soluções que melhorem e promovam melhorias de qualidade de vida. A Unit entra com a iniciativa de agregar todas essas expertises e de consolidar essa parceria com o pessoal da associação”, disse ela. 

Cuidando da mente

Outro ponto importante que será trabalhado no programa conjunto será o da Saúde Mental, uma área cujas demandas vêm aumentando em todo o mundo nos últimos anos, sobretudo por força dos casos de ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros transtornos mentais. Tanto a Unit quanto o CHA vão compartilhar, através desta iniciativa, práticas e conhecimentos que auxiliem no rastreio, no diagnóstico e no tratamento destes casos junto à população em geral. 

“A saúde mental acontece em todo lugar do mundo, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. É uma demanda muito grande e o número de profissionais não consegue atingir o número de pacientes que existe. Ligar a saúde da família com a saúde mental vai agilizar em termos de espera de tratamento. E o mais importante é que, como o paciente já está naquela unidade, está familiarizado com o médico e com aquela instituição ou unidade básica de saúde, isso vai ajudá-lo se sentir em casa e, possivelmente, deixá-lo mais aberto a seguir o tratamento e conversar, porque ainda a saúde mental é um tabu, um mito”, declara a Elisa Cheever.

“O papel dos cursos de graduação é fundamental, porque nós estamos falando de um espaço de formação em que futuros profissionais poderão aprender, já desde a graduação, a lidar com esse tipo de complexidade. Sabemos que saúde mental é um tipo de demanda que envolve diversos atores sociais e demandas de grande complexidade. Então, pensamos que esses profissionais se qualificam aqui durante o seu processo de formação e continuam ao longo da sua atuação com esse olhar ampliado, um olhar integral mesmo para a saúde de indivíduos e de coletividades. E esse papel de unir também a saúde da família é algo que precisa muito ser mencionado aqui também”, considera a professora Jamille de Araújo Figueiredo, coordenadora operacional do curso de Psicologia da Unit. 

Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit

As professoras Elisa Tristan-Cheever e Kirsten Meisinger, do Cambridge Health Alliance, reuniram-se com gestores, coordenadores e professores de cursos da Unit (Asscom Unit)