Após quatro meses de um processo de reorganização fiscal e administrativa, envolvendo ajuste de contas, pagamento de salários atrasados e restabelecimento de serviços essenciais, o prefeito Sérgio Reis anunciou a revogação do decreto nº 1.143/2025, que havia estabelecido Situação de Emergência Financeira na Prefeitura Municipal de Lagarto.
A decisão de declarar a situação emergencial levou em consideração o cenário de irresponsabilidade orçamentária e descaso com profissionais e empresas prestadoras de serviços, encontrado pela administração municipal para assumir a gestão no início de 2025.
“Nós assumimos a Prefeitura de Lagarto em um contexto de muitos desafios, salários atrasados, falta de insumos básicos e equipamentos públicos sucateados. Já no primeiro, dia nossa equipe identificou que não havia contratos previstos para 2025 de serviços absolutamente essenciais, que não poderiam ser descontinuados, então decretamos a situação de emergência e de pronto iniciamos um processo de reorganização que, após quatro meses, já rende frutos e permite que a gente comece uma nova fase na gestão a partir de agora”, explica o prefeito Sérgio Reis.
O risco era de paralisação de serviços essenciais para a população. Um dos exemplos era a falta de licitações válidas para 2025 para abastecimento de veículos, o que poderia impactar o auxílio prestado por ambulâncias, pelos caminhões-pipa fundamentais para alguns povoados, ou mesmo prevendo a compra de medicamentos que são disponibilizados nas farmácias ligadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ou alimentos para merenda dos alunos matriculados na rede de educação da cidade.
Apenas os salários atrasados referentes ao mês de dezembro de 2024 somavam aproximadamente 12 milhões de reais. A resolução do problema se deu através de uma linha de crédito assegurada pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), permitindo a regularização dos pagamentos dos proventos dos trabalhadores, sem mais percalços.
Nova realidade
O esforço conjunto de todos os setores da PML no acerto das contas é fundamental para alcançar uma nova realidade no município, de retorno de investimentos como a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estarão localizadas no conjunto João Nogueira e nos bairros Pratas e Libório, da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e, sobretudo, do maior projeto de infraestrutura em décadas na cidade, o Quadrilátero do Desenvolvimento, uma obra que garantirá a duplicação da BR-235, a construção de uma interligação rodoviária entre Itabaiana, Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas, e ainda envolve a construção de um rodoanel que circundará toda a cidade, conectando importantes vias, melhorando a mobilidade urbana e garantindo mais segurança para toda a população, com benefícios que abrangem os demais municípios da região Centro-Sul e Sul de Sergipe.
Passo a passo, com planejamento intersetorial e uma visão comum, a Prefeitura de Lagarto vai avançando em direção ao que mais importa: levar dignidade, qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico para os lagartenses.
Sérgio Reis