Prefeitura de Lagarto e Governo Federal anunciam benefícios para assentamentos do MST

Para o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Antônio Carlos, o encontro foi um marco para aqueles que fazem e vivem da Reforma Agrária.

Por Redação, em 1 de abril de 2025

Na manhã desta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Lagarto, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e do Governo Federal, anunciaram a execução de um pacto de viabilização de recursos que serão destinados aos 13 assentamentos do Movimento Sem Terra (MST) existentes no município. O objetivo do encontro, além de firmar parcerias entre os entes, também foi firmar o fortalecimento e apoio à feira da agricultura familiar, fonte de renda de grande parte das famílias assentadas, e à cadeia produtiva local.

Representando o prefeito Sérgio Reis, a vice-prefeita Suely Menezes ressaltou a importância do evento e celebrou os benefícios destinados. “É uma honra muito grande poder formar essas parcerias entre a Prefeitura de Lagarto e o Governo Federal em prol do nosso povo. Lagarto é um dos municípios sergipanos com grande número de assentamentos, e o prefeito Sérgio é um entusiasta desse processo que só traz benefícios para o nosso município”, destacou.

Para o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Antônio Carlos, o encontro foi um marco para aqueles que fazem e vivem da Reforma Agrária. “Hoje é um dia muito importante para os agricultores de Lagarto. O prefeito Sérgio Reis tem um carinho muito especial pelos movimentos sociais e, neste sentido, tem estreitado laços com os demais governos para que essas famílias possam fazer suas plantações e o escoamento dos seus produtos”, disse.

Durante o evento, a diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos do Incra, Rose Rodrigues, anunciou a destinação de R$1,6 milhões de créditos para programas, como o Fomento Mulher e Fomento Familiar em todo o estado de Sergipe. “Para Lagarto, que possui treze assentamentos e mais de quinhentas famílias assentadas, estaremos nos voltando a firmar parcerias com a Prefeitura, também, para o arranjo produtivo, a exemplo da feira da agricultura familiar, que receberá recursos no valor de R$300 mil”, destacou.

Rose explicou ainda que o recurso destinado para a ampliação da feira da agricultura familiar será para a aquisição de instrumentos de padronização, como barracas, balanças, aventais, entre outros equipamentos. “Nós precisamos garantir que os agricultores familiares possam ter condições de continuar no campo com condições de produzir alimentos saudáveis. E nesse aspecto, a gente acredita que a atual gestão tem o propósito de dar melhores condições para essas famílias que estão nos treze assentamentos espalhados por todo o município”, pontuou.

Uma das beneficiadas pelo projeto que envolve a Prefeitura de Lagarto e o Governo Federal é Maria Tamires dos Santos, agricultora do Assentamento Roseli Nunes. Para ela, que trabalha com a produção de milho, “esses benefícios são muito importantes para a gente, pois só traz melhorias para o nosso dia a dia, seja na plantação, seja na comercialização dos nossos produtos”, falou.

Para o representante do Movimento Sem Terra em Lagarto, Flamarion Déda, essa é uma parceria que ficou aquém nos últimos anos em nível municipal e federal. Segundo ele, Lagarto é uma cidade que tem uma das maiores malhas fundiárias do Brasil, e só agora pode ser visto, na prática, a implementação de políticas públicas.

“Este é o segundo, ou terceiro, evento no qual a gente vê a participação da gestão municipal, o que é de uma grandiosidade que só pode ser vivida quando esses recursos começam a ser injetados dentro do município, movendo a economia e alavancando os companheiros que vivem nos assentamentos e que foram invisibilizados por um bom tempo”, enfatizou.

Apresentação cultural

A abertura do evento foi marcada pela apresentação do grupo Lavadeiras, que representa a tradição das lavadeiras de roupas nas beiras de rios e riachos, com bacias, trouxas e gamela na cabeça, embaladas de cantoria, transmitindo alegria, apesar da vida difícil que elas levavam.

Presenças

Além da vice-prefeita Suely Menezes, também estiveram presentes no evento a secretária-adjunta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), Rita Cássia; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Sergipe, Roberto Araújo; o diretor do Movimento Sem Terra de Lagarto, Valdemir Prata; o presidente nacional do MST, Manoel Antônio; o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária no Estado de Sergipe, Jonielton Dantas; o deputado federal João Daniel; o secretário Municipal de Obras de Lagarto, Camilo Roriz; a chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, Katia Ferreira; representantes de todos os assentamentos do município de Lagarto.

Foto: SECOM