Prefeito Sérgio Reis inspeciona início das intervenções na ponte que liga povoados de Lagarto

O local foi um dos pontos afetados pelas fortes chuvas que acometeram a cidade na madrugada de sábado, 12 de abril.

Por Redação, em 14 de abril de 2025

O prefeito Sérgio Reis acompanhou de perto, neste domingo, 13 de abril, o início dos serviços para recuperação da ponte que liga os povoados Santo Antônio e Crioulo. O local foi um dos pontos afetados pelas fortes chuvas que acometeram a cidade na madrugada de sábado, 12 de abril. Segundo a Defesa Civil do município, foram registrados mais de 70 mm em seis horas. 

Durante a inspeção, o gestor, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Kaká Chaves, destacou o empenho da administração municipal para que a normalidade seja restabelecida no local.  “Fiz questão de vir aqui na ponte que liga o Santo Antônio ao Crioulo, e o que encontramos foi uma obra mal feita, com material arenoso, de péssima qualidade e sem nenhum projeto. Aqui, o dinheiro do povo foi jogado no lixo pela ex-gestão, que executou o serviço de forma irresponsável, e ainda realizada em pleno período eleitoral. O resultado foi esse: tudo danificado após fortes chuvas”, disse o prefeito.

Ao apontar as falhas da má execução da obra, o gestor afirmou que a atual administração já está elaborando um projeto técnico, “sério e responsável”, para a construção de uma nova ponte na localidade. “Vamos fazer diferente. Executaremos um projeto de verdade para, enfim, acabar com esse problema que a comunidade enfrenta”, reiterou Sérgio Reis.

Segundo relatório técnico emitido pela Defesa Civil de Lagarto, a ponte foi construída sobre o Rio Cabloco com base em aterro compactado e conta com quatro manilhas para escoamento da água. No entanto, o aumento do volume do córrego nos últimos dias provocou infiltrações e o deslocamento do material de sustentação, comprometendo a base da ponte.

“O avanço do buraco foi agravado pelo arraste do material pelo córrego. Por isso, determinei, em caráter emergencial, o preenchimento imediato dos espaços vazios, já que essas aberturas aceleram a erosão e diminuem a resistência da estrutura diante de novas chuvas fortes”, explicou o diretor da Defesa Civil de Lagarto, tenente-coronel Sílvio Prado.

Trabalho efetivo

Desde as primeiras horas do sábado, equipes da Prefeitura de Lagarto atuaram para minimizar o impacto das chuvas intensas que caíram sobre a cidade. Coordenado pelas secretarias da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), por meio da Defesa Civil, e Desenvolvimento Urbano (Semdu), com trabalho efetivo incluiu, entre diversas ações, o monitoramento das áreas afetadas e o recolhimento de entulhos. As equipes passaram pelos bairros Loiola I e II, Alto da Boa Vista e Jardim Campo Novo, além de interditarem parte da Estrada da Barragem, como medida preventiva.

Graças ao planejamento prévio que tem sido colocado em prática pela atual gestão, sob liderança do prefeito Sérgio Reis, a exemplo da limpeza dos canais e do córrego Angola Cachorro, os danos foram minimizados. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) prestou todo o suporte necessário para as famílias afetadas.

Foto: SECOM