Prefeito Sérgio Reis inspeciona Casa de Farinha e estabelece prazo para funcionamento do local

A inspeção teve como finalidade verificar as condições do prédio, que foi inaugurado em julho de 2024, mas que se mantém inativo, desde então.

Por Redação, em 25 de março de 2025

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, realizou, nesta segunda-feira, 24, uma visita técnica à Casa de Farinha do município, localizada no povoado Açu. A inspeção teve como finalidade verificar as condições do prédio, que foi inaugurado em julho de 2024, mas que se mantém inativo, desde então. Ao encontrar o local completamente deteriorado e vandalizado, o gestor determinou aos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, presentes na vistoria, a imediata reestruturação do prédio, garantindo que ele entre em funcionamento até o final do ano para beneficiar os agricultores lagartenses, impulsionando a economia local com a geração de emprego e renda.

“Fiz questão de vir inspecionar a Casa de Farinha no povoado Açu, um espaço que deveria estar funcionando há meses, gerando mais de 50 empregos, fomentando o desenvolvimento e apoiando os produtores rurais da região. No entanto, o que encontramos foi um cenário de abandono: fiação roubada, maquinário deteriorado e a estrutura completamente comprometida.  Diante desta situação, determinei que as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura tomem as providências necessárias para restabelecer a ordem neste local”, afirmou.

O prefeito solicitou ainda aos gestores das pastas os estudos de viabilidade para a realização de parcerias público-privadas para manutenção e administração do espaço. “Além disso, solicitaremos à Delegacia Regional de Lagarto a apuração do roubo de fiação e dos equipamentos. Temos o compromisso de fazer essa unidade funcionar o quanto antes e trabalharemos para que isso aconteça. Me empenharei ao máximo para que até o fim deste ano a Casa de Farinha esteja operando, gerando emprego para a nossa população”, destacou.

Assim que a nova gestão do município de Lagarto teve início, em janeiro deste ano, equipes da Secretaria de Agricultura de Lagarto, foram ao local para fazer a primeira inspeção no espaço, constatando o seu estado de abandono. Já naquele primeiro momento, de acordo com o secretário Luciano Alves Júnior, foi identificado o furto de maquinários, além da ausência de materiais necessários para a produção da farinha de mandioca.

“O prefeito autorizou que a gente organize tudo para firmar uma parceria público-privada (PPP) ou com uma cooperativa, garantindo que o projeto tenha andamento. Esse prédio tem um grande potencial e pode gerar mais de 100 empregos para os agricultores do município”, explicou o secretário.  

Da mesma forma, o secretário de Meio Ambiente, Givaldo de Souza, salientou a importância da retomada dos investimentos na Casa de Farinha, ressaltando que a iniciativa atenderá uma necessidade urgente dos produtores rurais do município. De acordo com ele, além da produção de mandioca, o espaço contará com novas agroindústrias, como a de polpa de frutas, ampliando as oportunidades para os agricultores locais. “Essa abertura será fundamental para o desenvolvimento da nossa agricultura. Embora a unidade nunca tenha funcionado, agora estamos trabalhando para que ela opere de forma estruturada e beneficie toda a região”, afirmou.  

O secretário também destacou a atuação conjunta das Secretarias de  Meio Ambiente e Agricultura para garantir a regularização da produção, permitindo que os produtos tenham certificação e qualidade garantida. “Com a implantação do Selo de Inspeção Municipal, os produtores poderão vender seus produtos legalizados para supermercados e grandes empresas, ampliando seu mercado e gerando mais renda”, disse.

O vereador Genisson de Tonho de Tontonho acompanhou a vistoria e elogiou o compromisso do prefeito Sérgio Reis em solucionar os problemas da unidade. “O prefeito não se curvou diante das dificuldades e já determinou que os secretários tomem as providências necessárias, incluindo melhorias na vigilância e a instalação de um circuito interno de monitoramento. Temos uma grande expectativa em relação a esse projeto, pois a Casa de Farinha pode fortalecer a nossa agricultura e gerar mais oportunidades para os trabalhadores do campo”, enalteceu o parlamentar.

Foto: SECOM