Prefeita de Aracaju sanciona lei para compra de 30 ônibus elétricos

O financiamento foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju em 25 de março, por maioria.

Por Redação, em 2 de abril de 2025

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou nesta terça-feira, 1 de abril, a Lei nº 6.146/2025, que autoriza a contratação de um crédito de até R$ 161 milhões para a aquisição de 30 ônibus elétricos e a implantação da infraestrutura necessária, incluindo carregadores, uma usina de energia solar, terminal elétrico exclusivo e melhorias na rede elétrica da cidade. O financiamento foi aprovado pela Câmara Municipal de Aracaju em 25 de março, por maioria.

“Hoje é 1º de abril, dia da verdade, um dia histórico para Aracaju. Esta gestão tem um compromisso forte de levar adiante tudo o que for bom para o povo. Agradeço à Câmara Municipal e aos vereadores pelo apoio, uma Casa que votou a favor do povo”, destacou a prefeita Emília Corrêa durante a sanção da lei. “Uma cidade moderna. É isso que teremos para Aracaju. Uma mobilidade adequada, uma mobilidade que a população merece. Não só na questão do modal ônibus elétrico, mas também nos patinetes, nas bicicletas elétricas, nas ecobikes”, frisou a gestora.

Durante a assinatura, a prefeita destacou a importância de adotar alternativas para proteger o meio ambiente, começando pela substituição dos ônibus a combustão por elétricos. De acordo com ela, cada veículo elétrico equivale ao plantio de seis mil árvores. Além disso, ressaltou os benefícios desse modelo, como a ausência de ruído. “O silêncio também é bom para a nossa saúde mental. Sem falar no ar-condicionado, na segurança, no Wi-Fi, nas tomadas USBs para carregar celulares, garantindo mais qualidade no transporte público. É um investimento alto? Sim, mas também é mais econômico. Em oito anos, a economia será significativa, bem diferente dos ônibus a combustão, que geram um custo mensal de R$ 24 mil”, complementou Emília.

Prefeita Emília Corrêa