Nordeste tem 50 hospitais com UTIs de alto desempenho

A região com maior número de UTIs de alto desempenho é a Sudeste com 162 unidades, seguida da Nordeste (50), Centro-Oeste (49), Sul (27) e Norte (16).

Por Redação, em 3 de abril de 2025

A região Nordeste, a segunda mais populosa do país, possui 50 hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de alto desempenho de acordo com parâmetros de certificação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed Solutions. O número de unidades hospitalares certificadas entre os estados do Nordeste corresponde a 16% do total nacional, que nesta edição certificou 304 hospitais.

Na região Nordeste, dos 50 hospitais premiados, dez são públicos e a maioria está localizada nas capitais e regiões metropolitanas. Situação similar a outras regiões brasileiras. Os selos são entregues a instituições que se destacaram pela segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial.

A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de instituições hospitalares premiadas,16, sendo cinco públicas. Os hospitais públicos premiados são: Hospital Ana Nery, Salvador; Hospital Calixto Midlej Filho, Itabuna; Hospital Roberto Santos, Salvador; Hospital Regional Dr. Mario Dourado Sobrinho, Irecê; Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, Salvador.

Das unidades premiadas no estado, nove foram certificadas na categoria Top Performer e 7, Eficiência. Dos 16 hospitais certificados, nove estão localizados na capital baiana.

O Ceará é o segundo estado da região Nordeste com mais hospitais premiados. São dez unidades hospitalares, sendo uma pública, localizado em Juazeiro do Norte – Hospital Regional do Cariri (eficiência). Oito receberam o prêmio Top Performer e duas, Eficiência.

Em terceiro lugar aparece Pernambuco com oito hospitais certificados, sendo um público – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco HC – UFPE (Eficiência). Seis hospitais receberam o selo Top Performer e um, Eficiência. Todas as unidades premiadas estão localizadas em Recife e Olinda.

Maranhão e Paraíba obtiveram quatro certificações cada. No Maranhão, dois hospitais públicos (Hospital Dr. Carlos Macieira e Hospital Municipal Djalma Marques) e dois privados foram certificados. Na Paraíba, um público, o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Piauí e Rio Grande do Norte aparecem com três certificações cada, ambos privados e localizados nas respectivas capitais. Já Sergipe e Alagoas aparecem com uma certificação cada. Os hospitais são privados e estão localizados nas capitais. A região com maior número de UTIs de alto desempenho é a Sudeste com 162 unidades, seguida da Nordeste (50), Centro-Oeste (49), Sul (27) e Norte (16).