O mês de outubro de 2024 revelou que, somente no Nordeste, quase 200 mil tentativas de fraude foram evitadas, graças às tecnologias antigolpes da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Na Bahia, o número de ocorrências ultrapassou 54 mil. Confira o detalhamento por Unidades Federativas (UF) no gráfico abaixo:
Até agora, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e representa aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. Na visão por tipos de ocorrência, “inconsistências nas informações cadastrais” foi a que registrou a maior participação (58,1%). Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo e a visão por modalidades na tabela a seguir:
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é fundamental que empresas e consumidores estejam atentos contra os golpes, que estão se modernizando todos os dias. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”.
Na visão por setores das fraudes evitadas em outubro, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,8%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (1,9%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Estados do Sudeste e Sul lideram as tentativas de fraudes
Ainda segundo os dados de outubro do Indicador, os estados com maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento das diligências evitadas em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (23,5%) e o Amazonas com o menor (14,0%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual: