Luiz Roberto tem um plano de governo mais completo e atento às necessidades da capital

O plano de governo de Luiz e do seu vice, Fabiano Oliveira, foi construído com a participação popular, com isso, o documento contempla todas as áreas e categorias.

Por Redação, em 19 de outubro de 2024

O candidato à Prefeitura de Aracaju pelo PDT, Luiz Roberto, já demonstrou que é o mais preparado para assumir a gestão da capital a partir de janeiro de 2025, prova disso é que seu plano de governo é o mais completo e traz propostas para todas as áreas de interesse, garantindo que o candidato conhece as necessidades da cidade e da sua população. O plano de governo de Luiz e do seu vice, Fabiano Oliveira, foi construído com a participação popular, com isso, o documento contempla todas as áreas e categorias.

Um dos seus principais compromissos é a revitalização do Centro Histórico. Luiz fará isso a partir de audiências públicas, ouvindo os anseios daqueles que residem e que estão no local diariamente, além disso, ele aumentará a segurança da região, transformará a fiação aérea em subterrânea, revitalizará os Mercados Municipais, implementará projeto arquitetônico de revitalização e requalificação urbana, entre tantas outras iniciativas que farão do centro da capital um espaço ainda mais atrativo para todos os cidadãos sergipanos, haja vista que o local recebe pessoas de todo o estado diariamente.

“Primeiro precisamos reorganizar o comércio ambulante no centro da cidade, trazer mais mobilidade com o alargamento das calçadas, com acessibilidade, com a possibilidade da fiação subterrânea e com a revitalização dos nossos prédios históricos, inclusive recuperando as fachadas diante desses engenhos publicitários de propagandas das mais diversas lojas, além disso, reabitar o centro no processo de retrofit, com a ocupação daqueles prédios, modificando de prédios funcionais e coorporativos para prédios habitacionais, utilizando o que chamamos de habitação mista”, explica o candidato.

Outro anseio da população aracajuana e que Luiz garante em seu plano de governo, é a atualização do Plano Diretor de Aracaju. Para isso, Luiz promoverá espaços de debates com a população e com os órgãos competentes, atraindo instrumentos necessários para a adequação urbana da capital.

“O plano diretor já tem 24 anos e não atende mais nossas necessidades. Assim que assumir a Prefeitura de Aracaju, vamos colocar em prática tudo que é necessário para que a gente elabore uma nova minuta, equilibrando taxa de ocupação, equilibrando a permeabilidade, reunindo as idéias dos empresários, dos ambientalistas, dos conselhos. A gente vai discutir de forma mais ampla, com a realização de mais audiências públicas, que a gente dê publicidade e acesso para que a gente possa encaminhar para o Condurb e posteriormente para a Câmara de Vereadores. É desenvolver a cidade do ponto de vista econômico, mas com sustentabilidade, preservando, acima de tudo, o meio ambiente e o ser humano”, afirma Luiz.

Ainda visando um melhor desenvolvimento econômico atrelado ao urbanismo da capital, Luiz ampliará o quantitativo de feiras livres, buscando atender as necessidades de cada bairro. Atualmente, a capital possui aproximadamente 32 feiras livres e nove mercados setoriais e centrais, que compõem a rede de abastecimento da capital.

“A nossa rede de abastecimento tem uma importância significativa no escoamento de produtos agrícolas de todo o estado de Sergipe, exemplo disso é que boa parte da carne bovina que é abatida no interior do estado é comercializada nas nossas feiras, então é importante essa ampliação e nós já temos demanda para isso, como a implantação no bairro 17 de Março, no bairro Areia Branca, ampliação da feira do Mosqueiro e retornar com a feira do bairro Coroa do Meio, que são demandas que ouvimos da sociedade”, pontua.

Trânsito
Buscando ofertar um transporte público efetivo e de qualidade, Luiz e Fabiano darão continuidade ao Consórcio Metropolitano, garantindo mais celeridade e transparência no processo, mantendo os subsídios que proporcionam um melhor preço da tarifa, ampliando o quantitativo e requalificando as linhas de ônibus, além de ofertar para a população veículos com idade máxima de cinco anos e meio.

“Com a execução dos contratos do transporte público coletivo, que é um transporte integrado, que atende a quatro municípios garantindo uma passagem barata por conta do subsídio, nós traremos ônibus novos, itinerários novos, novas linhas ônibus com ar-condicionado, com Wi-Fi, que eu tenho certeza que trará conforto para os usuários, encurtando distâncias e levando o cidadão mais rápido para o local de trabalho, para a residência ou ao seu local de lazer”, destaca Luiz.

Ainda pensando numa melhor mobilidade, Luiz realizará estudos para implementação de novos modais, pensando em ofertar outras opções de transporte para a população. Além disso, irá avançar no Plano Cicloviário de Aracaju, ampliando as ciclovias para a interligação das comunidades e bairros.

“Vamos manter e ampliar as nossas ciclovias, além de integrá-las, assim daremos a possibilidade para que as pessoas circulem na nossa cidade utilizando a bicicleta, esse é o nosso modal cicloviário. E com a dragagem do rio Poxim, já podemos ter a certeza da implantação de um novo modal, que é o modal de transporte fluvial, interligando a área central, ali nos mercados centrais, passando pelo Inácio Barbosa, chegando até o Largo da Aparecida, no Jabotiana, isso já melhoraria a quantidade de veículos circulando na nossa cidade”, explica.

Animais e Meio Ambiente
Garantindo o bem-estar animal e promovendo melhorias no trabalho realizado para a coleta de materiais recicláveis, Luiz e Fabiano implementarão o programa Cavalo de Lata, que ofertará um veículo híbrido para substituir a exploração animal. Isso ofertará melhorias na vida dos catadores de resíduos sólidos urbanos da capital.

“Hoje, o município de Aracaju já dispõe do Ajuanimal, que atende animais de pequeno porte. Já para os animais de grande porte, a Prefeitura dispõe do Centro de Apreensão de Animais, que inclusive foi revitalizado quando eu ainda estava à frente da Emsurb, dando um atendimento adequado para esses animais. Mas ainda existe o problema das carroças, que precisam ser substituídas, tirando a tração animal e colocando os híbridos, elétricos, que podem substituir tranquilamente, não gerando um problema social de desemprego desses carroceiros, mas dando oportunidade a eles de terem um novo veículo, de circularem na cidade, e isso vai ser cumprido, além de dar um bom trato a todos esses animais”, complementa o candidato do PDT.

Segundo Fabiano, além disso, o programa Ajuanimal será expandido para atendimento de urgência e emergência para cães e gatos. “Sabemos que há uma necessidade de ofertas desses serviços para quem não tem condições financeiras de arcar, por isso, vamos credenciar clínicas em toda a cidade para que a população tem acesso fácil a este tipo de atendimento”, explica.

Prevenção de alagamentos
Para solucionar e prevenir situações de calamidade ocasionadas pelas mudanças climáticas, Luiz criará a Secretaria Municipal de Defesa Civil e das Mudanças Climáticas, dando maior relevância ao tema. Além disso, estudos possibilitarão a criação de Jardim de Chuva em locais da cidade que mais sofrem com as inundações, ampliando as áreas verdes onde a água permeia o solo através de uma rede de drenagem subterrânea, funcionando como um reservatório para o excesso de água.

“A nossa preocupação com esse tema é tão grande, que estamos criando a Secretaria, justamente para preparar nossa cidade e implementar ações que evitem que essas crises climáticas cheguem a Aracaju. O grande problema de Aracaju ainda é quando tem uma chuva intensa em um curto espaço de tempo, e aí ocorrem os alagamentos, que são oriundos de alguma situação que não está adequada na rede de drenagem. A limpeza dos canais que compõem essa rede, a limpeza da própria rede de drenagem, em alguns casos é preciso substituir uma rede de pequeno para de grande porte, para que não ocorram esses alagamentos e que não causem transtornos a nossa sociedade. Com essas ações vamos garantir que a nossa cidade se torne cada vez mais resiliente”, explica Luiz Roberto.

Direitos Humanos
Luiz e Fabiano criarão a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, promovendo um olhar mais atento da gestão à equidade, garantindo e protegendo os direitos coletivos de todos com acesso a políticas públicas de direitos, integrando à pasta temas como igualdade racial, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, juventude, entre outros. “A ideia da criação da pasta de Direitos Humanos é para que a gente tenha um olhar diferenciado para a diretoria dos nossos idosos, das pessoas com deficiência, do público LGBTQIAPN+, da igualdade racial, por conta disso teremos medidas mais assertivas para tratar, se relacionar, cuidar de cada público, atendendo diretamente cada tema”, completa.

A nova secretaria terá uma diretoria da juventude, que hoje faz parte da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte. “Traremos para a nova pasta por entender que é preciso focar nas políticas públicas para os jovens”, explica Luiz.

Esporte e Turismo
Investir no esporte é também investir em saúde, bem-estar e lazer, ao tornar Aracaju a Capital Nacional do Esporte, Fabiano garante também o fortalecimento do turismo na capital. Essa é uma das propostas previstas no plano de governo da candidatura, que atrairá grandes eventos esportivos nacionais e internacionais para o município.

“É atrair para nossa cidade, que tem recursos naturais belíssimos, que é uma cidade acolhedora, limpa, que é uma cidade organizada, grandes eventos esportivos para nossa cidade, além de manter os que já acontecem, a exemplo da Corrida Cidade de Aracaju, do Iron Man que chega em novembro a nossa capital, o nosso kartódromo que já é reconhecido pela FIA [Federação Internacional de Automobilismo] e já pode trazer competições internacionais e nacionais, isso tem um reflexo altamente positivo no nosso turismo, que gera emprego e renda e movimenta a nossa economia. O turismo é a indústria sem chaminés e movimenta mais de 70 setores”, explica Fabiano, que já foi secretário de Estado do Turismo.