Um compressor de ar sobre rodas, adquirido pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), foi entregue na última quinta-feira, 31, à Associação dos Pequenos Produtores e Trabalhadores das Pedreiras (Aspeed), de Tomar do Geru, no sul sergipano. A demanda teve Ordem de Licitação assinada pelo governador Fábio Mitidieri durante o 28º ‘Sergipe é aqui’, realizado naquele município, em 29 de maio. O investimento de R$ 317.333,33 foi viabilizado por emenda parlamentar do deputado estadual Jorginho Araujo (PSD)
“Estamos carregando para levar para Tomar de Geru. O governo entregou esse compressor para a Associação, que ajudará muito na produção das pedreiras. Só para ter uma noção, a produção manual para perfurar uma pedra são mais de três horas e meia usando três homens, sem contar a periculosidade, o perigo disso. Com um compressor desse, você passa cinco minutos para perfurar um metro com segurança e usando apenas duas pessoas”, comparou Jorginho Araujo.
O presidente da Aspeed, Tenisson Santos Nascimento, reforça a redução no tempo de serviço e de custo para a produção de paralelepípedos em pedreiras de Tomar do Geru. “Foi com muita alegria que recebemos este compressor. Com ele, o trabalho é agilizado de forma fantástica. Melhora a segurança e a agilidade da perfuração nas pedreiras. Cerca de 250 trabalhadores serão beneficiados com a questão da perfuração, que se torna mais ágil. Agora, com o compressor, melhora muito. Ele será para o uso dos associados e também atenderemos a cooperativa”, informou.
Vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), a antiga Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) adquiriu a função pública de aquisição e distribuição de máquinas e equipamentos, quando foi transformada em Coderse. Por meio de seus setores de engenharia e licitação, são feitas as compras dentro das especificações e normas técnicas e nas regras legais para o setor público. “Esta é uma das novas funções da nossa companhia, com a proposta de levar o desenvolvimento regional para o interior de Sergipe. É uma satisfação enorme ajudar essa importante classe trabalhadora da mineração. São pedreiras que também contribuem com o desenvolvimento, principalmente daquelas pequenas localidades que passam a contar com o calçamento de paralelepípedo. Obras de saneamento rural que, por acaso, a nova Coderse também está fazendo”, complementou o presidente da empresa pública, Paulo Sobral.
Equipamento
O objeto licitado pela Coderse para a doação é um compressor de ar sobre rodas, com suspensão compatível com acoplamento a caminhões, pressão de 7 BAR, vazão de 293 PCMs e motor com potência máxima de 81,5 kW movido a diesel. O equipamento serve para acionar o martelo pneumático usado para perfurar rochas graníticas e modernizará a atividade de extração mineral nas jazidas geruenses.
Governo itinerante
Na Coderse, acompanharam o embarque do novo compressor da Aspeed, rumo a Tomar do Geru, o vereador municipal Totinha de Geru e o secretário executivo da Secretaria de Estado da Casa Civil e coordenador do ‘Sergipe é aqui’, André Clementino. No governo itinerante, o Estado e instituições parceiras têm levado mais 160 serviços à população, a entrega e autorização de obras, equipamentos e a formalização de convênios, durante um dia em que a capital do estado é transferida para um dos 75 municípios sergipanos. Com a realização da edição de Pedrinhas, no último dia 30, já são 35 edições do ‘Sergipe é aqui’ realizadas.