Fé, amor e partilha – o meio século do padre Jodeclan Rabelo

Que Nossa Senhora da Piedade continue intercedendo, maternalmente, por ele e por sua missão junto a Deus Nosso Senhor.

Por Redação, em 23 de junho de 2026

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos

Ele está entre os sacerdotes mais carismáticos da Diocese de Estância. Com apenas 18 anos de vida presbiteral, construiu uma trajetória significativa, trazendo consigo uma das facetas mais marcantes de Dom Mario Rino Sivieri (1942-2020), preconizada numa passagem do versículo 6, do Salmo 9, que diz: “Pois o zelo pela tua casa me devora”.

Somos contemporâneos e conterrâneos e, juntos, nutrimos o mesmo amor por Lagarto e por Nossa Senhora da Piedade, além do gosto pelo passado histórico. A vida e suas gratas peripécias nos direcionaram para caminhos que selaram uma amizade honesta, sólida e sincera.

Numa primeira oportunidade, no Colégio Abelardo Romero Dantas. Não fomos colegas, mas experimentamos de um dos melhores tempos daquela instituição, sob a direção de meu saudoso irmão, o professor José Cláudio Monteiro Santos.

No dia 14 de fevereiro de 1998, ele e Raqueline Moura (assistente social) cantaram no meu casamento com a professora Patrícia Monteiro. Após 25 anos de matrimônio, celebrou nossas Bodas de Prata na Capela São João Paulo II, do Centro de Pastoral Nossa Senhora (Lagarto).

No dia 11 de julho de 2005, já na condição de diácono provisório, ele e seu irmão, Gildeon, estiveram na casa de nossa mãe, quando levaram o consolo por ocasião das Exéquias de padinho Cláudio. Este nutria pelos jovens Jodeclan e Gildeon uma profunda admiração.

Jodeclan Rabelo de Santana nasceu em Lagarto-SE, na Maternidade Zacarias Júnior, aos 25 de junho de 2026. É filho de Gildeon Pereira de Santana (in memória) e Leonice Rabelo de Santana, pais também do padre Gildeon Pereira de Santana Júnior (Pároco da Paróquia do Senhor do Bomfim, Salgado). Ambos, são irmãos de Abraão Conceição, por parte de pai.

Jodeclan Rabelo fez toda a sua formação básica na cidade natal, no Colégio Nossa Senhora da Piedade e no Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, entre os anos 80 e 90. No final desta décadas, fazendo parte do grupo Vida Nova, despertou nele o desejo de ser sacerdote. A partir de 1999, para discernir este sentimento, passou a participar de encontros vocacionais. No dia 14 de fevereiro do ano 2000, ingressou no Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju.

Ali fez o período de propedêutico e a Filosofia, até 2003 (curso reconhecido pela Faculdade São João Paulo II (Anápolis-GO). E a Teologia, entre 2004 e 2007, no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil (São Paulo). Sua ordenação ocorreu no dia 5 de janeiro de 2008. Na ocasião, publiquei um artigo para a Revista Perfil (p. 58), intitulado “O quarteto fantástico”, uma referência não somente a sua ordenação, mas de igual modo às dos padres Gildeon Pereira de Santana Júnior, Ilmar Augusto da Fonseca Monteiro e Iran Caitano Andrade. Foi um grande evento realizado no Ginásio de Esporte Ribeirão, em Lagarto.

Iniciou sua missão já na condição de pároco da Paróquia de Santa Luzia (Povoado Colônia Treze – Lagarto), tomando posse no dia 31 de janeiro de 2008. Na época, a extensão territorial abrangia toda a área dos três grandes povoados do município: Colônia Treze, Jenipapo e Brasília. Embora muito novo, arrumou a casa após um período turbulento que se sucedeu ao padre Almeida. Ali, ele fez história, deixando entre tantas marcas pastorais (como a implantação do Encontro de Casais com Cristo – ECC), a construção do novo templo, inaugurado em dezembro de 2016.

No ano seguinte, foi designado para ser pároco em Tobias Barreto, tomando posse na Paróquia de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, no dia 02 de fevereiro. Ali, permaneceu por nove anos, contribuindo consideravelmente pelo desenvolvimento espiritual daquela comunidade, deixando importantes obras pastorais e estruturais, mobilizando toda a comunidade e também autoridades na somação de projetos de grande relevância social e transformadora.

Desde o dia 07 de março de 2026, é pároco da Paróquia de Nossa senhora de Fátima (Bairro Loyola – Lagarto). De volta à terra natal, em mais um desafio em sua vida presbiteral, chegou com a missão de consolidar o frutuoso trabalhado deixado pelos padres Vicente Vidal de Souza (1960-2020) e Édson Santos Santana.

Inquieto e proativo, o padre Jodeclan, na Diocese de Estância, ocupou cargos e fez parte de vários conselhos, a saber: Conselho Presbiteral (16 anos), Coordenador de pastoral durante (10 anos); Diretor espiritual diocese do Apostolado da Oração (2008- 2009); Diretor espiritual diocesano Terço dos homens (2010-2011), Diretor espiritual do Movimento dos Focolares (2018–2025); Diretor espiritual diocesano do ECC diocesano (2016-2021); Diretor espiritual Regional do ECC (2022-2025) e Membro do Colégio de Consultores (atualmente).

Tendo como fonte de inspiração vocacional Dom Mário Rino Sivieri, lema diaconal (Totus Tuus) e lema sacerdotal (Senhor Tu Sabes tudo Tu sabes que te amo – Jo 21,17), padre Jodeclan Rabelo tem se destacado, ao longo dos anos, pela criação de pastorais, movimentos e estímulo de novas comunicações. No fomento destas ações, sempre foi movido pela necessidade de ser a paróquia um lugar vivo e atuante.

No campo estrutural foi e tem sido um contumaz obreiro. Em suas gestões, à luz do tripé” fé, amor e partilha”, foi responsável pelas criações das quase paróquias do povoado Jenipapo (Nossa Senhora das Graças – Lagarto) e no bairro centenário (São Miguel – Tobias Barreto), além da criação da Paroquia Nossa Senhora da Boa Viagem, povoado Samambaia (Tobias Barreto). Para ele, “a criação de paróquias aproxima o sacerdote do povo e melhora a assistência pastoral”. Destaca, ainda, neste período, o envio de jovens para o seminário. Atualmente, e sacerdotes, a exemplo do padre Emílio Júnior e do Frei Alisson Anderson OfmCap, ambos lagartenses.

Que Nossa Senhora da Piedade continue intercedendo, maternalmente, por ele e por sua missão junto a Deus Nosso Senhor. Que Jesus Cristo seja sempre sua inspiração, propósito e fim, encorajando-o e fortalecendo-o em suas ações pastorais. Por fim, que o Espírito Santo não permite nunca que seu viço sacerdotal perca o vigor e a alegria que lhe são característicos, sendo, portanto, renovados a cada ano de sua existência, pela qual damos graças e rendemos todas as homenagens merecidas.

Fonte: PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Lagarto-SE)