Nesta segunda-feira, 22, o governador Fábio Mitidieri inaugurou, em Lagarto, a Creche-Escola Maria Francisca de Jesus (‘Maria Chiquinha’), primeira unidade entregue por meio do Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei). Com investimento superior a R$ 5,6 milhões, a obra contemplou tanto a construção da unidade quanto a aquisição de todo o mobiliário.
Durante a solenidade, o governador destacou o momento vivido pela educação sergipana e o significado simbólico da entrega da primeira creche do programa. “Entregar uma escola a cada 12 dias não é uma marca fácil para nenhum governo. Quando olhamos para trás, é até difícil entender tudo o que foi feito com empenho, dedicação e a entrega de todos para tornar isso realidade. O fato é que Sergipe vive hoje um grande momento na educação, e esta entrega tem sido especial por se tratar da primeira creche do Ameei. É uma entrega que tem muito coração, amor e acolhimento”, afirmou.
Integrante da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o Ameei busca fortalecer a parceria entre Estado e municípios para ampliar o acesso à educação infantil. Em Lagarto, a nova estrutura representa um avanço na oferta de vagas e no atendimento às famílias, consolidando investimentos voltados ao desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida.
Construída no modelo Tipo 1, a creche-escola foi projetada para atender cerca de 216 crianças, com espaços organizados por faixa etária: duas salas para crianças de 0 a 1 ano, duas para 1 a 2 anos, duas para alunos de 2 a 4 anos e outras quatro destinadas à pré-escola, para crianças de 4 a 6 anos. A unidade também marca a 95ª obra inaugurada pelo Governo de Sergipe em 42 meses de gestão.
Fotos: César de Oliveira


