A semana começou com boas notícias para a Educação de Lagarto. Prova disso é que, nesta segunda-feira (20), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Pública do Estado de Sergipe (SINTESE) aprovou a proposta apresentada pela Gestão União e Desenvolvimento para sanar pendências salariais deixadas pela gestão anterior, além de fortalecer e ampliar o diálogo entre o Poder Executivo Municipal e a categoria.
A proposta, formalizada pelo Município através do Ofício nº 029/2025 PML/GP, possui três pontos principais: o pagamento do salário de dezembro de 2024 até o dia 31 de janeiro de 2025; a antecipação do salário de janeiro, juntamente com o terço de férias, até o dia 24 de janeiro; e o início das discussões sobre a atualização do piso salarial de 2025, previsto para o dia 17 de fevereiro.
O ofício enviado pela gestão municipal ainda contempla a criação de uma mesa de negociação permanente e paritária, composta por representantes do Município e do SINTESE. O objetivo é ampliar o diálogo e viabilizar políticas públicas que garantam uma educação pública de qualidade para todos os lagartenses.
Antes de ser aprovado em assembleia, o texto foi discutido em uma reunião liderada pelo prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, na última sexta-feira, 17, com representantes do Sindicato. Na oportunidade, os representantes do magistério apresentaram as demandas mais urgentes da categoria e obtiveram uma resposta positiva do gestor quanto ao atendimento de cada uma delas. “Nós temos um compromisso com a educação, por isso não autorizo o pagamento de um centavo sequer aos fornecedores até pagarmos a folha de dezembro”, declarou o gestor na ocasião.
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Taysa Mércia, a gestão municipal de Lagarto está atenta às necessidades dos professores da Rede Municipal de Ensino. “São mais de 800 professores em uma rede com mais de 70 escolas e quase 14 mil alunos, então estamos envidando todos os esforços para resolver todas essas questões”, comentou.
Cabe destacar que a Prefeitura de Lagarto está empenhada em oferecer uma educação pública de qualidade para todos os lagartenses. Por conta disso, todos os esforços estão sendo empregados pensando no presente e no futuro de milhares de pessoas que integram a Rede Municipal de Ensino.
Fonte: https://lagarto.se.gov.br/cidadao/em-assembleia-sintese-aprova-acordo-proposto-pela-prefeitura-de-lagarto/