O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelou que, durante a semana de Páscoa no país (14 a 20 de abril), a atividade do comércio físico brasileiro caiu 1,3% em relação ao mesmo período festivo de 2024, quando o índice registrou aumento de 2,9%. O final de semana do feriado (18 a 20 abril) mostrou queda de 0,6% para o cenário nacional.
Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos anos:
“O desempenho mais tímido em 2025 reflete uma combinação de fatores macroeconômicos que vêm pressionando o consumo das famílias. A inflação ainda elevada em alguns segmentos, o endividamento persistente da população e a cautela com os gastos em datas sazonais são elementos que ajudam a explicar essa desaceleração. O comportamento do consumidor segue mais racional e seletivo, priorizando necessidades básicas e aproveitando oportunidades promocionais”, comenta a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Ainda segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o comércio na cidade de São Paulo também apresentou redução, essa de 4,3%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (18 a 20 de abril), a atividade comercial marcou queda de 3,3%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Páscoa tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 14 a 20 de abril de 2025 e comparadas às do período de 25 a 31 de março de 2024. Para o fim de semana, foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 20 de abril de 2025 e comparadas às do período de 29 a 31 de março de 2024.