Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à criminalidade com ações preventivas em Sergipe, a Polícia Militar efetuou mais de 814 mil abordagens durante o ano de 2024 em todo o território sergipano. As abordagens foram feitas a pessoas e a veículos, com base em inteligência policial que mapeia situações suspeitas e repassa informações estratégicas às equipes policiais em atuação nas vias públicas de todo o estado. É com o fortalecimento dessas ações preventivas que veículos roubados ou furtados são recuperados e armas e drogas são apreendidas em todo o estado.
Conforme o tenente-coronel Edson Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, quando os militares fazem as abordagens e identificam condutas ilícitas, a equipe policial realiza os procedimentos cabíveis ao caso, em conformidade com a legislação brasileira. “Sendo flagrado alguém com objetos ilícitos, os policiais fazem a condução do suspeito para a delegacia”, especificou.
Dentre as abordagens, o tenente-coronel relembrou a ação deflagrada pelo Batalhão de Choque (BPChoque) que interceptou um grupo criminoso de São Paulo no território sergipano. “Na abordagem veicular, foram encontrados objetos como pé-de-cabra e cartões bancários. Em consultas, ficou identificado que dois suspeitos eram foragidos da Justiça por crimes de roubo a banco, demonstrando a efetividade da ação policial”, descreveu.
Regras para abordagem
Para garantir a segurança da população e dos policiais, a corporação tem intensificado a capacitação da tropa com critérios objetivos de fundada suspeita para direcionamento dos militares nas abordagens. “A corporação está capacitando os policiais com o Manual de Doutrina de Policiamento Ostensivo, com o passo a passo de como se deve proceder com uma abordagem policial”, evidenciou o tenente-coronel.
Mancha criminal
Quando os militares estão devidamente capacitados para abordagens, as equipes consideram a mancha criminal para a organização de ações e operações de abordagem, conforme detalhou o tenente-coronel Edson Oliveira. “A mancha criminal aponta para os locais onde há maior incidência de crime e o perfil da pessoa que está em atitude ilícita, para que a Polícia Militar envide esforços para a abordagem direcionada”, ressaltou.
Locais de grande movimentação
Além da atuação em áreas identificadas como de maior incidência criminal, a Polícia Militar também procede com abordagens em locais onde há grande fluxo de pessoas. “Onde há grande concentração de pessoas com objetos de valor, como celulares, relógios e veículos, a corporação intensifica as abordagens para garantir a segurança dos frequentadores de eventos e de pontos turísticos”, reiterou o tenente-coronel Edson Oliveira.
Denúncias da população
Para fortalecer a atuação preventiva da Polícia Militar no enfrentamento à criminalidade em Sergipe, também é essencial a participação da população fornecendo informações sobre crimes e suspeitos de ações criminosas. As denúncias podem ser repassadas à corporação por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. As informações são analisadas pelos operadores do Ciosp, que repassam os dados às equipes da Polícia Militar mais próximas ao local do fato denunciado.