Pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, mostra que 58% dos nordestinos que vão utilizar o 13º salário pretendem direcionar o recurso para o pagamento de dívidas ou contas básicas. De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados na região projetam “pagar dívidas” e 27% pretendem liquidar despesas essenciais, como água, luz ou gás. Além disso, 65% dos nordestinos declararam planejar com antecedência o uso do dinheiro extra.
O estudo também indica que, entre aqueles que pretendem poupar, 10% têm a intenção de usar o benefício para adquirir imóvel, enquanto 8% desejam aplicar o recurso na compra de um carro. Outros 13% consideram reservar parte do 13º para as contas do próximo ano, e 22% afirmam utilizar o montante para aproveitar as férias.
“A chegada do 13º Salário permite que milhões de famílias equilibrem as finanças em um período de altos gastos, como festas, presentes, celebrações e férias”, comenta Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. “Com organização e controle, o valor extra pode representar um respiro financeiro e a oportunidade para se livrar das pendências antes de o ano acabar”.
Oportunidade de quitar dívidas
A Serasa, em parceria com a Febraban, estendeu os benefícios do Feirão Limpa Nome até 20 de dezembro, data limite para pagamento da segunda parcela do 13º. Nesse período, mais de mil empresas parceiras oferecem a possibilidade de renegociar dívidas com descontos de até 99%. A iniciativa abrange bancos, cartões de crédito, empresas de telecomunicações, varejo, concessionárias de serviços básicos e outros segmentos.