O Pré-Caju 2024, consolidado como uma das mais tradicionais prévias carnavalescas do Brasil, acontece entre os próximos dias 8 e 10 de novembro, na Orla da Atalaia. O evento, além de fortalecer o potencial turístico de Aracaju, movimenta a cidade com sergipanos e turistas que lotam as ruas em busca de alegria e diversão. Com isso, a expectativa é muito alta entre empresários e trabalhadores que fazem parte da cadeia do turismo.
Hoteleiros, donos de bares e restaurantes, vendedores ambulantes, taxistas e motoristas de aplicativo aguardam ansiosamente o evento, já prevendo aumento expressivo na movimentação de turistas, e melhora nas receitas dos empreendimentos. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que o Pré-Caju tem um impacto positivo na economia local como grande impulsionador do turismo no estado, além de movimentar o comércio e gerar empregos temporários.
“O Pré-Caju atrai visitantes de diferentes regiões do país, promovendo Sergipe como destino turístico. Sem dúvida, o evento contribui para o desenvolvimento do setor de serviços e também coloca Sergipe em evidência no cenário de grandes eventos do país”, frisou o gestor da pasta.
A realização do Pré-Caju incentiva a rede hoteleira, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) a ocupação dos hóteis neste final de semana é de quase 100%. Para Antônio Carlos Franco, presidente da ABIH, a alta taxa de ocupação é um reflexo do sucesso do evento e da qualidade dos serviços oferecidos em Aracaju. “Estamos prontos para receber nossos visitantes com hospitalidade e conforto”, afirma.
Ainda segundo Antônio Franco, os investimentos do Governo de Sergipe na promoção do turismo têm sido fundamentais para alcançarmos este excelente momento. “Com o Pré-Caju e outras festividades, estamos vendo os frutos desse trabalho conjunto”, salienta o presidente.
O gerente do Hotel Pousada do Sol, Henrique Goes, comenta que a festa traz muita visibilidade para o turismo local, movimenta a economia e consiste em um dos períodos de maior ocupação – no caso do seu empreendimento, 98% dos quartos já estão reservados. Para atender à demanda, a equipe foi ampliada temporariamente com a contratação de camareira, cozinheira e segurança.
“Além de entrarmos no clima do evento com decoração interna alusiva à festa, também vamos reforçar o serviço de café da manhã com opções típicas da culinária sergipana, por exemplo. Estamos bastante animados. O Pré-Caju valoriza o calendário de eventos, divulga a nossa cidade e a cultura local. Pessoas de outros estados, que vêm prestigiar a festa, também têm a oportunidade de conhecer nossos atrativos turísticos, a exemplo das lindas praias, do Cânion do Xingó [em Canindé de São Francisco], entre outros”, considerou.
Segmento gastronômico
Bares e restaurantes localizados na Orla da Atalaia aproveitam o evento para atrair mais clientes. É o caso do empresário Renato Lima de Araújo Junior, que pela segunda vez montou uma estrutura de camarote com a venda de mesas. Além disso, ele irá oferecer programação especial com a apresentação de bandas para o cliente que vai assistir à passagem dos trios e prefere curtir o Pré-Caju num ambiente mais fechado. “Praticamente todas as mesas foram vendidas. O Pré-Caju traz um grande fluxo, e é uma oportunidade para os turistas conhecerem mais da nossa gastronomia e da cultura”, ressaltou.
Os microempreendedores também encontram no Pré-Caju uma oportunidade para ampliar as vendas. Há dois anos, Daniel de Jesus Santos vende água de coco, refrigerante e cerveja em frente aos Arcos da Orla. Ele revela que, assim como no ano passado, já preparou o estoque de bebidas para vender no sábado e no domingo do Pré-Caju e, assim, garantir uma renda extra. “Ano passado, graças a Deus, as vendas foram excelentes. Não tive prejuízo nenhum! Essa festa é muito importante para nós, que trabalhamos como ambulantes, porque conseguimos um bom lucro nesses dias. E é um dinheiro que ajuda bastante a ‘desafogar’ as contas, nos organizar, comprar algo que desejamos. Posso até considerar que é como se fosse o nosso 13º salário”, exaltou.
Além desses, o segmento de transportes, com táxis e carros de aplicativo, é fortemente demandado durante o Pré-Caju, garantindo mobilidade aos turistas e também movimentando a economia. Autran Rodrigues, que trabalha há 43 anos como taxista, reforça o aumento do movimento durante a prévia carnavalesca, com muitas corridas nas áreas próximas ao evento.
“É um período de grande demanda, e a expectativa é muito boa. Trabalho em horário estendido, das 23h às 4h, em que o valor das corridas é maior. Também acontece de o cliente negociar o valor da corrida, e assim fica bom para todo mundo. Tomara que o Pré-Caju atraia muita gente como no ano passado e eu consiga uma boa renda”, almeja.