Quase meio milhão de aposentados denunciam descontos indevidos no INSS

Quase 99% dos pedidos de revisão informaram não reconhecer os descontos. Apenas 1,4% afirmaram que as cobranças estavam corretas.

Por Redação, em 15 de maio de 2025

Só no primeiro dia de funcionamento quase meio milhão de aposentados e pensionistas informaram ao INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. Eles acessaram o sistema que permite contestar os descontos e até as 16h desta quarta-feira, pouco mais de 473 mil aposentados e pensionistas denunciaram cobranças indevidas nas suas folhas de pagamento do INSS.

Quase 99% dos pedidos de revisão informaram não reconhecer os descontos. Apenas 1,4% afirmaram que as cobranças estavam corretas.

O novo sistema entrou no ar às 6 da manhã desta quarta-feira, 14 de maio, e pode ser acessado de duas formas: pelo site ou aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Não há prazo para encerrar o serviço.

Das 9 milhões de pessoas notificadas, muitas ainda estão analisando seus casos. Segundo o governo, mais de 738 mil acessos extras foram feitos por curiosidade, o que provocou sobrecarga no sistema. A plataforma já foi estabilizada e deve funcionar normalmente a partir desta quinta.

Segundo o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção. Não há necessidade de pressa. “Cada um no seu tempo pode acessar o sistema, que estará disponível 24 horas por dia, sem correria”, afirmou.
O INSS também informou que 41 entidades serão notificadas por suspeita de descontos irregulares. Elas terão 15 dias úteis para apresentar comprovações. Se não conseguirem, terão de devolver o valor ao INSS, que fará o reembolso aos segurados por meio de folha de pagamento adicional.

Até agora, nenhuma formação de filas foi registrada nas agências do país. O INSS avalia que a comunicação está fluindo bem, mas vai seguir monitorando para fazer ajustes, se for preciso.