Os sócios-torcedores do Confiança aprovaram, no início deste mês, em Assembleia Geral, mudanças no estatuto do clube. Uma das principais novidades é que o novo documento autoriza a diretoria a negociar a transformação do departamento de futebol em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
No entanto, a mudança não acontece de forma automática. O primeiro passo será o registro do novo estatuto em cartório, o que deve ocorrer ainda nesta semana e levar cerca de 10 dias para ser concluído.
Durante o processo, caberá ao Conselho de Administração do clube abrir um certame para selecionar consultorias especializadas, que ficarão responsáveis por avaliar o valor do departamento de futebol do Dragão e propor um modelo econômico a ser adotado.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Confiança, Lands Souza, a expectativa é contar com, no mínimo, três propostas distintas.
De acordo com o novo estatuto, a escolha deverá seguir o critério de menor preço. Além disso, as contratadas não poderão apresentar, direta ou indiretamente, qualquer proposta de investimento.
Após a definição e aprovação do modelo econômico — cujo prazo ainda é indefinido, pois depende do tempo necessário para a elaboração dos estudos —, o Confiança convocará potenciais investidores. Será aberta uma sala pública para apresentação do modelo e recebimento das propostas.
O Conselho de Administração escolherá aquela que considerar mais vantajosa, que, por sua vez, será submetida à aprovação em nova Assembleia Geral. Para que o estatuto da SAF, a ata de constituição definitiva e a proposta vencedora sejam aprovados, será necessário o voto de um terço dos sócios, em primeira convocação, ou de maioria simples dos presentes, em segunda convocação. (GE)