Mulheres da Imagem Sergipe abre inscrições para atividades da Feira Imagina de Artes Visuais 

Com a finalidade de concentrar, em um dia inteiro de atividades, a circulação dos trabalhos visuais de mulheres sergipanas e de pessoas não-binárias, a Feira propõe a confluência de imaginários a partir de diversas frentes que conectam a produção em artes visuais no estado por essas mãos. 

Por Redação, em 15 de fevereiro de 2025

Mostra de artes visuais, exibição de filmes, oficinas e leituras de portfólio são algumas das atividades que estão com inscrições e submissão de trabalhos abertas na Feira Imagina de Artes Visuais, evento que acontece no dia 22 de março deste ano, no Cultart, e que está sendo realizado pela rede colaborativa Mulheres da Imagem Sergipe. 

Com a finalidade de concentrar, em um dia inteiro de atividades, a circulação dos trabalhos visuais de mulheres sergipanas e de pessoas não-binárias, a Feira propõe a confluência de imaginários a partir de diversas frentes que conectam a produção em artes visuais no estado por essas mãos. 

“A importância desta iniciativa reside na capacidade de fortalecer a presença e a visibilidade das mulheres nas artes visuais e na criação de uma comunidade colaborativa que apoia o crescimento profissional, criativo e econômico das participantes, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e diversificado no cenário cultural de Sergipe.”, pontua a rede.

A Feira Imagina de Artes Visuais é uma ação gratuita e aberta a todos os públicos, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital n° 07/2023 — IIma Fontes (Demais Linguagens), com apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Governo Federal.

Convocatória e inscrições

Mostra Mulher do Fim do Mundo

Imaginar como um ato de criação e transformação de um mundo em emergência, com ênfase em processos experimentais e técnicas mistas, é o direcionamento da mostra Mulher do Fim do Mundo.

A atividade é direcionada a movimentar os trabalhos produzidos por mulheres e pessoas não-binárias, e busca destacar outras possibilidades de existência e de resistência a partir de três eixos: Mundos Possíveis, com foco em universos alternativos e realidades emergentes; Temporalidades imaginadas, destacando imagens de um devir, memórias do futuro, e do passado reinventado; Corporeidades especulativas, olhando para corpos híbridos, identidades em transformação; e Imaginação como ferramenta política, concentrando atenção em territórios de resistência e existências possíveis.

A convocatória da mostra fica aberta até o dia 15 de fevereiro de 2025. O envio dos trabalhos pode ser feito por meio do formulário. Serão selecionadas 20 artistas e o resultado será comunicado por e-mail, no dia 10 de março. Cada artista selecionada receberá pró-labore no valor de R$ 200,00.

Oficinas

Também estão abertas as inscrições para quatro oficinas inseridas na programação da feira: Produção de livro de artista, com Germana Gonçalves, professora de Design Gráfico da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Elaboração de roteiro de ficção, com a roteirista Ana Marinho; Fotografia expandida, com a artista Alana Aÿnore; e Elaboração de projetos culturais, com a cineasta e educadora Bia Vieirah.

Para cada oficina, o MIS oferta um total de 20 vagas, sendo 20% designados a alunas, alunos e alunes provenientes da Universidade Federal de Sergipe. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de fevereiro, por meio do formulário de oficinas, e o resultado da seleção será  publicado no dia 12 de março no perfil da rede no Instagram.

Leitura de portfólio

A atividade conta com a atuação da gestora cultural e curadora, Silvane Azevedo, e da fotógrafa e mestre em Cinema, Janaína Vasconcelos, artistas especializadas no cenário das artes visuais em Sergipe, que vão auxiliar as participantes a olharem para seus trabalhos sob outros caminhos. 

As leituras de portfólio também são gratuitas e voltadas para o público em geral. As linguagens que poderão ser inscritas são: desenho, escultura, gravura, colagem, pintura, grafitti, ilustração, fotografia, dentre outras.

Ao total, serão realizadas pelas artistas oito leituras, divididas entre o turno da manhã (10h às 12h) e da tarde (15h às 17h), com duração de 20 a 30 minutos para cada. As inscrições vão até o dia 20 de fevereiro, por meio do formulário de inscrição, com resultado divulgado no dia 14 de março.

Programação

Além das atividades supracitadas, a programação também conta com mostra de filmes de cineastas sergipanas, rodas de conversa, projeção de imagens, feirinha com expositoras sergipanas, comercialização de livros, fotolivros, zines e materiais gráficos, grafite em tempo real, escambo de imagens, atividades lúdicas e contação de histórias na Área dos Erês e, não menos importante, som no pátio com DJ Disfalk, Baque Mulher e Lari Lima, que irá cantar Elza Soares.

Para mais informações sobre cada atividade, acesse o perfil da rede MIS no Instagram.