Secretaria de Saúde alerta para golpes contra usuários do SUS

Em nota, a SES esclareceu que as unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde não realizam contatos telefônicos nem via aplicativos de conversa para tratar de assuntos de caráter econômico-financeiro.

Por Redação, em 27 de janeiro de 2025

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) emitiu um alerta importante sobre golpes direcionados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão internados nas unidades da Rede Estadual de Saúde. Segundo a SES, os criminosos estão se aproveitando da vulnerabilidade das famílias e pacientes, entrando em contato por telefone ou aplicativos de mensagens com a falsa promessa de cobrar valores para serviços de saúde.

Em nota, a SES esclareceu que as unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde não realizam contatos telefônicos nem via aplicativos de conversa para tratar de assuntos de caráter econômico-financeiro. A Secretaria reafirma que nenhum tipo de solicitação de valores é feita, seja por parte de familiares ou do próprio paciente, em relação aos cuidados prestados nas unidades de saúde.

A orientação é para que, caso algum usuário ou familiar receba esse tipo de abordagem, deve procurar imediatamente a Ouvidoria da unidade hospitalar para formalizar a denúncia e registrar um Boletim de Ocorrência. Além disso, a Secretaria de Saúde orienta que o contato suspeito seja bloqueado, e que, em casos mais graves, seja acionado o Disque-Denúncia pelo número 181 ou a Polícia Militar pelo 190.