Câncer de próstata: Anderson de Tuca faz alerta na Tribuna da CMA

Por Juliana Paixão

Publicado em 06/11/2019 as 17:06
Juliana Paixão

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), aproveitou os seus minutos no pequeno expediente, da 92 Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Aracaju, nesta quarta-feira, 6, para explanar na Tribuna do plenário sobre o novembro azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. Sendo o segundo câncer mais frequente entre os homens, estimativas apontam que mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no ano passado, 2018.

“Hoje é um dia para chamar a atenção sobre o câncer de próstata, é importante que o homem cuide mais da saúde. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata”, comenta Anderson de Tuca.

Homens com mais de 50 anos, que possuem histórico de câncer na família ou sobrepeso e obesidade estão no grupo de risco da doença. Para detectar o câncer de próstata é necessário fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

“Se o homem faz o exame preventivo, se o diagnóstico é realizado cedo, as chances de cura são imensas. Esse é um tipo de câncer silencioso, é preciso estar atento”, alerta.

O parlamentar ainda aproveitou para destacar que o cuidado com a saúde não deve ser apenas em relação ao câncer de próstata, mas na saúde como um todo.

“O homem deve cuidar da sua saúde como um todo, o exame preventivo do câncer de próstata é extremamente importante, mas, também, é preciso manter todos os outros exames em dia, praticar uma atividade física”, chama a atenção.