Lipoaspiração

Por José Hermano Marinho Júnior

Publicado em 22/03/2017 as 08:57

A lipoaspiração é um procedimento da cirurgia plástica, que promove mudanças no contorno corporal, retirando gordura de locais onde encontra-se com excesso e colocando onde está em falta. É uma técnica relativamente nova, desenvolvida nos anos oitenta do século passado e que vem sofrendo pequenas melhorias no decorrer do tempo.
A técnica é muito simples e consiste na retirada de gordura através de uma cânula, conectado a um aparelho que faz sucção por meio de um vácuo desta forma consegui-se aspirar a gordura localizado em uma parte do corpo que esteja em excesso e depois pode-se tratar está gordura aspirada e injetar onde está faltando. Existem vários aparelhos para produzir o vácuo, podendo ser, desde uma simples seringa até aparelhos a laser, mas que todos produzem o mesmo efeito. Existem também vários tipos e tamanhos de cânulas, que devem ser empregados dependendo da escolha e habilidade de cada cirurgião.
Na mídia em geral existem várias informações que nem sempre traduzem a verdade e se criam termos induzindo a todos a pensar em procedimentos novos, milagrosos, mais seguros e até mesmo técnicas pessoais, mas na realidade é a mesma técnica, sendo que o mais importante é ser realizado por um profissional habilitado é experiente. Exemplos destes nomes, seriam limpinha, lipo light, lipo a laser, mega lipo e outros.
Muito se fala a respeito dos risco deste procedimento,citando casos divulgados na imprensa em geral de insucessos e até morte, mas podemos garantir que esta é uma técnica segura deste que se respeitem os limites dela, tais como a extensão do procedimento, a capacidade de cirurgia de cada paciente e acima de tudo a execução desta, levando em consideração a habilitação do profissional e do hospital.
O resultado da lipoaspiração normalmente traz uma satisfação muito grande a paciente, não é a toa que é a cirurgia mais realizada na área de cirurgia plástica, mas temos que ter cuidado na sua indicação, pois devemos ter a sensibilidade de entender que ela não é uma cirurgia para emagrecimento e sim para tratar o contorno corporal , assim como não resolve com flacidez de pele.
Enfim trata-se de um excelente tratamento cirúrgico, seguro e que traz muita satisfação,quando bem indicada e bem executada, muito realizado tanto em homem quanto em mulheres.