Vitória para os agentes de saúde foi articulada por André Moura

Por Ascom/ AM

Publicado em 18/10/2018 as 10:23

Reajuste salarial todo os anos para os Agentes de Saúde e de Combate às Endemias agora é realidade. Nesta quarta-feira (17), o deputado federal André Moura (PSC/SE), articulou com os pares congressistas [deputados e senadores] a derrubada do veto à MP 827/18. A medida também prevê alteração da data base e jornada de 40 horas semanais, delimitação das atividades e obrigatoriedade na atenção básica de saúde pelo SUS.

De acordo com André Moura, os agentes comunitários são a base da saúde, principalmente nos municípios, pois estão presentes em todos os distritos e povoados. “Graças a eles grande parte da população, sobretudo os mais carentes, têm acesso à saúde, tratamento e prevenção de doenças, ou seja, são de fundamental importância na saúde de base", afirmou André. 

Em junho deputados e senadores se posicionaram a favor do reajuste aprovando a Medida Provisória 827/18 e isso não poderia ser retrocedido com o veto dado pelo Governo Federal. Este avanço só foi possível devido ao trabalho de André Moura não medindo esforços e o conversou com todos seus pares organizando a defesa e garantia dos direitos e melhores condições de trabalho dos agentes de saúde.

Desde 2011 o deputado André Moura vestiu a camisa e lutou para conseguir um piso salarial digno para estes profissionais, o que tornou-se lei em 2014. A partir de então é considerado "padrinho da categoria".