Sebrae promove ações durante Semana Global de Empreendedorismo

Por Wellington Nogueira Amarante

Publicado em 10/11/2017 as 14:41
Foto: UMC Sebrae

De 13 a 19 de novembro será realizada em todo o país a Semana Global de Empreendedorismo (SGE). Para celebrar a data, o Sebrae preparou uma programação especial com palestras, cursos e oficinas destinados a quem já possui um negócio ou busca realizar o sonho de abrir a própria empresa, oferecidas na capital e em diversas cidades do interior do estado.

No primeiro dia do evento, será promovida na sede da Associação Comercial de Itabaiana a palestra ICMS-MEI. Já na cidade de Malhador, os empresários da região terão a oportunidade de participar da oficina SEI Empreender. Em Cristinápolis tem início o curso sobre Compras Governamentais.

No dia 14, é a vez de Itaporanga D´Ajuda, Ribeirópolis e Itabaiana e Umbaúba sediarem ações da Semana. Em Itaporanga acontece a oficina ‘Vitrinismo e Layout’, ao mesmo tempo em que Ribeirópolis recebe a oficina SEI Comprar. Na cidade de Itabaiana, por sua vez, será promovida a palestra ‘Entendendo custos, despesas e preços de venda’. Encerrando as atividades, acontece o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para bares, restaurantes e lanchonetes em Umbaúba.

No terceiro dia o destaque fica para a Exponegócios, uma feira em que serão apresentados os projetos desenvolvidos pelos estudantes da Universidade Tiradentes durante a disciplina de Empreendedorismo. O evento acontece a partir das 8h, no Campus Farolândia.

Também na capital serão promovidas as palestras ‘‘Vitrinismo e Layout, ‘Eficiência Energética – A Iluminação Correta para Empresa do Comércio Varejista’ e ‘Diminua os Custos na Empresa, implantando um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica’. A programação do interior conta com a oficina SEI Vender, em Cristinápolis, e a palestra Redes sociais – alavanque as vendas da empresa, em Pedrinhas.

As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800. Os valores para participar das capacitações são subsidiados, custando R$ 20 na capital e R$ 10 no interior. Mais informações também podem ser obtidas nos escritórios regionais do Sebrae em Lagarto, Estância e Itabaiana.

Mais atividades

A maratona de capacitações prossegue na sexta-feira, dia 17, em Aracaju, com as palestras ‘Licenciamento Ambiental para Pequenos Negócios’ e a ‘Importância da marca para conquistar clientes’. Em Lagarto acontece a oficina de embalagens artesanais, enquanto Estância sedia a oficina SEI Empreender’ e o curso ‘Atendimento ao Cliente’.

“ Preparamos uma extensa agenda de capacitações para levar novos conhecimentos a empreendedores das mais diversas regiões do estado. Queremos ajuda-los a gerenciar melhor seus negócios, estimulando assim o desenvolvimento de nossos municípios”, ressalta do superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral.

Este ano mais de 160 países vão participar da Semana Global de Empreendedorismo (SGE). Em 2017 o mote da SGE é “A revolução já começou”, tendo como pano de fundo o “Empreendedorismo como motor de mudança”. O Sebrae é um dos principais parceiros da iniciativa, que está completando dez anos e é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro. 

Os cinco tópicos principais da Semana são desburocratização, inovação, ambientes digitais, capital empreendedor e cultura empreendedora. Os temas serão explorados por meio de atividades como palestras, congressos, clínicas tecnológicas, entre outras.

Nos últimos três anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais. A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo, formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e Sebrae. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.