Governo e Prefeitura levam serviços a comunidade de Riachuelo

Por T. Dantas

Publicado em 11/07/2018 as 18:29

Mais cidadania para o povo de Riachuelo. Uma grande ação envolvendo vários órgãos do governo do Estado, conhecida como “Governo em Ação”, levou serviços sociais e de cidadania para os moradores de Riachuelo, nesta quarta-feira (11) no Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Goes. Durante todo o dia foram disponibilizados atendimentos como emissão de documentos, consultas médicas e consultas junto a órgãos governamentais (IPES, INSS, DETRAN, NAT, CADUNICO, entre outros) exames, vacinação, palestras cidadãs e preventivas (Policia Civil e Militar e Bombeiros e inclusive Coordenadoria Estadual da Mulher) e orientação jurídica.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, e tem como objetivo interagir com a comunidade e identificar as reivindicações para a realização de melhorias para o cidadão. Entre os mais procurados estava a emissão de carteiras de identidade e os atendimentos médicos. O morador José Eduardo Teles foi um dos que procurou pelo serviço. "Hoje aproveitamos e colocamos as pendências em dia. Assim que soube da ação, através da mobilização realizada pela prefeitura por carro de som, vim logo resolver as minhas pendências e cuidar da saúde. Aqui, está sendo uma grande oportunidade para todos que também querem atualizar seus documentos e terem acesso a outros serviços", disse José Eduardo.

A chefe da Casa Civil, Conceição Vieira, enfatizou a importância do projeto como um dos maiores exemplos do compromisso e atenção do Governo com a população, ao proporcionar serviços essenciais, gratuitos. “O governador Belivaldo Chagas sempre nos orienta a estar perto da população e em momentos como este podemos atender mais rápido, estreitar os laços com a comunidade e também fazer uma parceria forte com a gestão”, ressalta Conceição Vieira.

“Fico feliz em poder contribuir com essa união de esforços para que as políticas públicas cheguem a todo os riachuelenses. O momento é de agradecimento a cada um dos profissionais que se mobilizaram junto conosco para levar benefícios a população. Sabemos de nossa responsabilidade e vamos continuar trabalhando, sempre em parceria, e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, nossa comunidade merece. ”, afirmou a prefeita Cândida Leite.

Ação e benefícios

O Governo em Ação disponibilizou serviço e atendimentos gratuitos, a exemplo- Ônibus CAD ÚNICO- Ônibus Lilás- Unidade Ginecológica- Orientações Nutricionais- IMC, Programa Plante uma árvore, ID JOVEM, Passe livre de idoso e deficiente físico ou mental, IPES, Marcação de Consultas e Exames, Coordenadoria de Prevenção à Violência , Delegacia Itinerante, Acorde, Desarmamento, Instituto de Identificação, Exposição de Serviços do Corpo de Bombeiros, Atendimento Médico; Clínico Geral, Ginecologista, Cardiologista; Carreta Saúde Já- Saúde do Homem.

A saúde feminina foi garantida com a Carreta da Mulher, equipada para a realização de testes rápidos de HIV e vacinação. Na área de combate e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foram realizados 200 testes (sífilis e HIV/Aids), com orientação educativa e distribuição de preservativos. O mutirão de atendimento em cidadania foi responsável pela emissão de cerca de 400 documentos, entre os quais RG, CPF e carteira de trabalho.


Presença

A ação contou com a participação da prefeita Cândida Leite, da chefe da Casa Civil, Conceição Vieira, da secretária municipal de Assistência Social, Cecília Dias, secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, Marcondes Hipólito, dos vereadores Berg Hipólito, Carmem Lucia e Peterson Dantas.