Núcleo de Assistência Farmacêutica participa de ação pelo uso racional de medicamentos no município

Por Secom/ Lagarto

Publicado em 10/05/2018 as 09:16

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (Nuaf) da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente no último sábado, 5, na Praça do Silvio Romero, Centro de Lagarto, comemorando o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

A ação foi realizada em parceria com os alunos, coordenadores e professores do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Saúde. Temas importantes foram discutidos, como também alguns serviços colocados à disposição da população: orientação farmacêutica, interação medicamentosa, armazenamento de medicamentos, mensuração de glicemia e aferição de pressão.

Estiveram marcando presença os membros da Diretoria do CRF/SE, entre os quais o presidente, Dr. Marcos Rios. “Tendo em vista a necessidade de esclarecer o público sobre a importância do uso correto de medicamentos; através dessas e de outras ações, estamos conscientizando cada vez mais as pessoas sobre o uso racional dos medicamentos, além de trazermos outras informações, como a sua conservação”.

A diretora do NUAF, Viviane Santos Santana, e a professora do Departamento de Farmácia, Giselle de Carvalho Brito, também participaram da ação e comentaram a importância do evento. “Essa é uma ação muito importante para o Município de Lagarto, pois além de falar sobre o uso correto de medicamentos, os participantes também estão realizando outros serviços essenciais, além de tirarem as dúvidas da população”, explica Viviane. “A cada ano, a campanha vem ganhando uma dimensão maior. Inclusive a comunidade até já reconhece, devido à execução em outros anos. O local escolhido para as atividades é bastante movimentado, então permanecemos aqui devido à qualidade do atendimento prestado e à quantidade de pessoas que são atendidas”, salienta Gisele Brito.

O coordenador do curso de Farmácia Rafael Cavalcante informou que alunos de todos os semestres do curso de Farmácia estiveram presentes e compartilharam uma temática. O docente também destacou a participação do CRF/SE no evento. “O CRF/SE sempre nos apoia nesse tipo de atividade com a comunidade”, informou. “Sempre converse, nunca leve dúvidas para casa, evite tirar dúvidas com um vizinho ou amigo e sempre procure um farmacêutico, porque ele é o profissional mais habilitado para responder tudo acerca do uso de medicamentos”, aconselhou.

A pedagoga e servidora da UFS Campus Lagarto, Vera Lúcia Carneiro, disse estar satisfeita com o resultado: “É uma ação muito importante, porque são informações que ajudam as pessoas a manterem uma melhor qualidade de vida e melhorarem a sua saúde”, comentou. “Tudo que envolve saúde nunca é demais, principalmente a presença de um profissional”, concluiu.