Mulheres são homenageadas com troféus em Capela

Por Alice Fernandes

Publicado em 09/03/2018 as 14:55

Um marco na história de Capela. Pela primeira vez, a Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CREAS realizou, uma homenagem as mulheres de grande história de sucesso do município. A solenidade, ocorreu na noite de ontem, 08, na Câmara de Vereadores e contou com a presença da prefeita Silvany Sukita, da secretária municipal de Assistência Social, Larissa Mamlak, do secretário de governo, Manoel Sukita, vereadores, funcionários públicos e dos moradores.

Em reconhecimento pelo brilhante papel e luta por direitos iguais na sociedade, a administração municipal trouxe, como tema " Mulher, símbolo de amor, perseverança e desprendimento" e selecionou 12 mulheres capelenses, para receber o Prêmio Mulher "Maria Zuleide Moura". A escolha do nome se deu pela necessidade de mostrarmos a todos, o quanto a mulher capelense vem buscando seu espaço. Desde a fundação da adorada Capela sofremos a influência da mulher, onde possuímos perpétua de Matos França a maior responsável por hoje vivermos na linda cidade.

Emocionada e orgulhosa com o evento, a prefeita Silvany Sukita mostra que os conceitos estão mudando e aos poucos a mulher está ganhando seu espaço na sociedade. "Fico feliz em poder homenagear todas as mulheres capelenses. Cada uma tem sua história de luta, perseverança e conquista. E, hoje estou aqui para comprovar e ser exemplo também. Como prefeita, quero mostrar que nós estamos alcançando, sim, o nosso espaço. Me emocionei ao presenciar a entrega desse troféu. É simbólico, mas sei que para muitas tem o seu significado e o nosso reconhecimento diante do seu trabalho na sociedade", enfatiza a prefeita.

Com brilho nos olhos, a representante das varredeiras de rua, Rosa Santos comemorou e agradeceu a homenagem da Prefeitura. " Nunca recebi uma homenagem na minha vida. Estou muito feliz em ser reconhecida pela minha história de vida, aqui em Capela. Trabalho com orgulho, com sorriso no rosto sempre e lutando por dias melhores. Não tenho nem palavras para expressar o meu sentimento, só agradecer a toda equipe da Assistência Social e a prefeita Silvany Sukita por oferecer esse momento tão lindo e importante na vida de todas nós", agradece dona Rosa Santos.

A secretária municipal de Assistência Social, Larissa Mamlak explica a ideia de promover o evento para as mulheres. " Vimos a necessidade de mostrarmos o quanto elas são fundamentais para a construção do nosso município. Por reconhecermos a história linda e emocionante de cada uma delas, selecionamos a dedo as principais homenageadas. Aqui, também expresso o meu muito obrigada a todas elas e as guerreiras mulheres da Secretaria, que com carinho e atenção também tem realizado um brilhante papel em Capela", pontua Larissa Mamlak.

As mulheres de destaque foram: Luiz da Costa (representante das idosas do SCFV), Raquel Vitória (representante das mulheres esportistas); Rosa Santos ( representante das varredeiras de rua), Raimunda dos Santos (Representante das Quilombolas); Rayane de Oliveira (representante estudantil); Maria Genivalda de Santana (representante das feirantes); Rosadelma de Almeida (representante das professoras); Crislaine de Oliveira ( representante das mães do SCFV de crianças e adolescentes); vereadoras Silvana Cruz, vereadora Joyce Campos, vice-prefeita Adjane Lopes e a prefeita Silvany Sukita (representantes das mulheres na política).