São Cristóvão finaliza preparativos para o Desfile Cívico 2017

Por Secom/São Cristovão

Publicado em 28/08/2017 as 14:52
Fotos: Márcio Garcez

São Cristóvão está nos momentos finais dos preparativos para o Desfile Cívico de 2017, que ocorrerá em dois momentos: dia 7 de setembro, no Centro Histórico, sede; e dia 17, no conjunto Eduardo Gomes, Grande Rosa Elze, com início previsto para às 14h. Participarão da atividade 24 instituições, entre escolas e bandas. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o presidente da Comissão Desfile Cívico, Guilherme Gonçalves, a gestão está viabilizando toda a infraestrutura para os dias de evento, que envolve também as secretarias municiais de Saúde e de Serviços Urbanos e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). “Ofereceremos o suporte antes, durante e depois dos desfiles, com a disponibilização de ambulância e profissionais da saúde, equipes de limpeza e agentes de trânsito acompanhando o trajeto. Estamos trabalhando de maneira integrada para garantir um evento tranquilo e bonito para comunidade escolar e para as famílias sancristovenses”, explicou.

Integração

O presidente da comissão adiantou, ainda, que este ano haverá a participação de algumas escolas da Grande Aracaju como um atrativo a mais para o evento. “A atual gestão também fez questão de que a abertura dos desfiles seja feita pela Lira Sancristovense, valorizando uma tradição dos desfiles no município. Já o encerramento contará com a banda marcial da Secretaria de Educação, a Secbanda”, contou.

Para a diretora pedagógica do município, Walléria Macário, 7 de Setembro movimenta a cidade e as escolas, caracterizando-se como uma importante tradição sancristovense. “As escolas vêm se preparando ao longo do ano, escolhem um tema para a apresentação na avenida, mostrando uma variedade de atrativos cênicos, culturais e pedagógicos. Tudo isso acompanhado pelas bandas marciais, que hoje têm um grande envolvimento dos participantes do programa Novo Mais Educação”, informou Macário.

A diretora pedagógica destacou que a mobilização da gestão municipal e da Secretaria de Educação na estruturação do desfile resultaram neste levante do evento marco da independência brasileira. "É de fato um momento de integração entre a comunidade escolar e a população. Estamos trabalhando para que seja um bonito desfile”, frisou.

Trajeto

Centro Histórico (Sede), às 14h.
Concentração: Praça da Bandeira
Desfile pelas ruas José de Alencar Cardoso, do Rosário, Ivo do Prado e praça da Matriz.
Encerramento: Rua Frei Santa Cecília

Conjunto Eduardo Gomes (Grande Rosa Elze), às 14h.
Concentração: Praça Nossa Senhora do Loreto
Desfile pela Avenida Canal
Encerramento: Praça do Centro Comercial

Instituições e escolas participantes

Lira Sancristovense
EMEI Marinete
EMEI Mª Vandete
Escola do Lar Imaculada Conceição
Centro Educacional Pingo de Gente
EMEI Adilma
Centro Educacional Prado Meireles
EMEF Frei Fernando
EMEF Lauro Rocha
Banda de P. Força Jovem Universal
Club Desbravadores
EMEF Gina Franco
Colégio Est. José Rolemberg Leite
Colégio Estadual Profª. Glorita Portugal
Colégio Estadual Olavo Bilac
Colégio Estadual Profª. Julia Teles
EMEF Araceles Rodrigues Correia
Colégio Estadual Prof. Neyde Mesquita
EMEF São Cristóvão
Colégio Estadual Profª. Olga Barreto
Colégio Estadual Dep. Elísio Carmelo
EMEF José Antônio da Costa Melo
Colégio Barão de Mauá
Secbanda