Candidatos à procura dos vices

Por Carlos Batalha

Publicado em 08/06/2018 as 12:42
Foto: imagem da internet

Faltam apenas 04 meses para as eleições em todo o Brasil.

Eleições, que a exemplo da Copa do Mundo que começa na próxima semana, ao contrário de outras, apresenta um cenário muito frio em muitos aspectos.

Desinteresse por grande parte da população e perspectiva de uma enorme abstenção, chamam a atenção.

No cenário nacional, a insistência do Partido dos Trabalhadores de ainda sonhar com a possibilidade de Lula ser candidato, poderá lhe custar muito caro. Enquanto foca nesse objetivo, o PT deixa de trabalhar com vigor um outro nome e quando despertar para a realidade, poderá ser muito tarde.

Por outro lado, nomes que aparecem como pretensos candidatos não chamam muito a atenção. Excluindo-se Bolsonaro, que para muitos é uma incógnita, e para outros uma ameaça, Alckmim, Ciro e Marina não representam novidades, mesmo porque disputaram outros pleitos e não lograram êxito.

Aqui em Sergipe, os nomes já estão postos. Eduardo Amorim, Belivaldo Chagas, Valadares Filho, Dr. Emerson, Milton Andrade, João da Tarantela, Mendonça Prado, e mais um ou dois que surjam, estarão na disputa para o cargo de Governador do Estado. Esses nomes estão confirmados como pré-candidatos, a menos que algum acidente de percurso ocorra até as convenções. O que não se sabe até agora são nomes que possam completar as respectivas chapas, figurando como vices.

A bem da verdade, apenas o atual governador, Belivaldo Chagas, que disputa a reeleição, esboçou alguns comentários, afirmando lhe ser de bom grado o nome de Eliane Aquino como companheira de chapa. A menos que o assunto esteja sendo tratado com muito sigilo nos bastidores, parece que as conversas não adiantaram, mesmo porque existe uma corrente dentro do PT contrário a essa ideia.

Pelo lado do senador Eduardo Amorim a semana começou com o impacto da notícia de que o PDT indicaria o vice na chapa, e esse vice sairia do casal Fábio e Sílvia. O assunto não prosperou porque o próprio Fábio se encarregou de desmentir o fato.

Valadares Filho lançou candidatura também sem definir vice e as especulações também existem, inclusive com a possibilidade de uma composição com Mendonça Prado.

Pelo andar da carruagem, a Copa começa e termina, São João que já começou vai terminar, e somente lá para o final de julho é que teremos indicações de nomes para fechamento das chapas majoritárias.


Carlos Batalha

Jornalista e radialista tendo iniciado a sua vida profissional na Radio Sociedade da Bahia. Chegou em Aracaju para trabalhar na Rádio Cultura de Sergipe passando por vários outros orgãos da nossa imprensa a exemplo da Rádio Jornal, Rádio Liberdade, Rádio e Tv Aperipê onde foi inclusive seu superintendente. Trabalhou também como apresentador na TV Atalaia, TV Jornal e TV Cidade. Exerceu na vida pública os cargos de assessor especial do governo Augusto Franco tendo sido Secretário de Estado de Comunicação e de Esportes no período de 2003 a 2007 e Secretário de Comunicação Municipal da Prefeitura de Aracaju no período de 2013 a 2016.