Escritor maruinense lançará libreto na Academia Sergipana de Letras em homenagem ao alemão Otto Schramm

Por Lohan Muller

Publicado em 26/04/2019 as 09:05

O escritor, poeta e artista maruinense, Hefraim Andrade, lançará na próxima segunda-feira, (29), às 18h, na Academia Sergipana de Letras, na Rua Pacatuba, 288, no Centro de Aracaju, (SE), o libreto "As Aventuras de Otto Schramm – As cobras do porão do Gabinete de Leitura de Maruim", em homenagem ao alemão Otto Schramm. Um homem visionário que contribuiu de modo significativo para os desenvolvimentos econômico, cultural e literário em Maruim, (SE), no século 19.  

"Essa é a primeira vez em que vejo Otto Schramm, um cônsul do extinto Império alemão, em Sergipe, dialogar com alguém e “ter voz!”- É desse modo que expresso-me, quando nalguma ocasião falo sobre esse meu novo trabalho literário. De fato, isso tem um fundo de verdade: Em lugar algum vemos registros de sua fala. Também foi partindo daí, dentre outros motivos não menos relevantes, que tive a ideia de compor o libreto, que revive cenários e personalidades que realmente existiram na Maruim de outrora. Nessa minha mistura de ficção com o passado, ele ganha vida e uma vida deveras cômica em relação com a realidade insalubre e tão diferente da encontrada por eles no Velho Mundo", conta o escritor. 

Hefraim Andrade é membro-fundador da Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), cujo patrono é o próprio alemão Otto Schramm. Desde a escolha do germânico para batizar sua cadeira na AMLA, Hefraim persistiu na busca por informações sobre o alemão que foi um gigante ao seu tempo. 

"Pesquisei mais sobre Otto e mesmo nos dias atuais minha pesquisa inda não encerrou-se. Apesar do trabalho que tive e do que ainda estou a ter, creio me ter sido o destino favorável. – Há alguns meses, vi uma revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), e, folheando-a, vi um relato de um pintor maruinense, no qual citava tanto o nome do alemão, de modo incorreto, pois creio que não sabia sua grafia alemã, quanto alguns acontecimentos divididos entre ambos. - Isto ajudou-me sobremaneira e criou em mim certa esperança de descobrir mais sobre essa personalidade europeia em solo brasileiro, a qual batizou a cadeira de número dois, onde sento", afirma Hefraim. 

"As Aventuras de Otto Schramm – As cobras do porão do Gabinete de Leitura de Maruim, nasce também como uma forma de difundir a História de nosso Gabinete de Leitura, uma instituição centenária que infelizmente jaz gritante e agonizante. - Quem sabe se através dessa literatura consiga eu chamar as atenções para ele e ajude de algum modo a sanar parte de seus problemas", pontua Andrade. 

Obras

Livro: “Gabinete de Leitura – Poesias Não Convencionais” (2017)

Cordel: Cheira Rabos, o Adulador da Rainha e a Revolução Francesa (2018)

Serviço

O quê: Lançamento do libreto "As Aventuras de Otto Schramm – As cobras do porão do Gabinete de Leitura de Maruim"

Onde: Academia Sergipana de Letras, Rua Pacatuba, 288, Centro de Aracaju

Hora: Às 18h

Entrada: Gratuita

Informações do Evento: Lohan Muller, (Assessor) 079 9 9647-2915,
Hefraim Andrade (Escritor) 079 9 8110 – 0090