Os 10 melhores filmes LGBT

Por André Zaady

Publicado em 27/10/2017 as 12:52

É ainda difícil de acreditar, mas, em pleno século XXI, o número de homicídios relacionados à homofobia não param de crescer no Brasil.

Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), dos 343 assassinatos registrados em 2016, 173 das vítimas eram homens gays (50%), 144 (42%) trans (travestis e transexuais), 10 lésbicas (3%), 4 bissexuais (1%), incluindo na lista também 12 heterossexuais, como os amantes de transexuais (T-lovers), além de parentes ou conhecidos de LGBT que foram assassinados por algum envolvimento com a vítima, como foi o caso do vendedor Luís Carlos Ruas, 54 anos, que foi morto ao defender travestis no metrô de São Paulo.

Esses crimes de ódio tem ganhado ainda mais força em tempos atuais por conta dos discursos inflamados de algumas lideranças políticas e religiosas que se utilizam desses posicionamentos privilegiados para atacar esses grupos.

Pensando nisso essa semana convido vocês a também convidarem outras pessoas para assistir os 10 melhores filmes LGBT, visando uma discussão mais ampla, coerente e dentro de uma realidade comprovada inúmeras vezes pela ciência como uma prática natural da espécie humana.

1- A Garota Dinamarquesa 

Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar sua aparência, transformando-se em uma mulher, e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio, ainda que conturbado, da esposa, um Einar deprimido passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para tentar se transformar por completo em Lili e recuperar o gosto pela vida.



Data de lançamento: 25 de fevereiro de 2016 (Brasil)
Direção: Tom Hooper
Autor: David Ebershoff
Prêmios: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mais
Indicações: Oscar de Melhor Ator, Oscar de Melhor Figurino e Oscar de Melhor Direção de Arte

2- Viva

Jesus é um garoto cubano de 18 anos tentando descobrir sua identidade. Incerto sobre o seu futuro, trabalha em um clube de drag queens de Havana, onde sonha em ser um performer. Quando finalmente tem a chance de subir no palco, ele apanha do pai, Angel, um ex-boxeador ausente da sua vida por 15 anos após ter sido preso. Perante o conflito entre os dois, eles lutam para entender um ao outro.

Data de lançamento: 5 de fevereiro de 2016 (EUA)
Direção: Paddy Breathnach
Música composta por: Stephen Rennicks
Roteiro: Mark O'Halloran
Produção: Rebecca O'Flanagan, Robert Walpole e Cathleen Dore

3- Orações Para Bobby

A católica devota Mary Griffith tenta "curar" o filho homossexual Bobby, mas ele acaba se suicidando com a pressão da sociedade e a mãe se torna defensora dos direitos gays.

Data de lançamento: 21 de janeiro de 2009 (mundial)
Direção: Russell Mulcahy
Música composta por: Christopher Ward
Produção: Damian Ganczewski
Indicações: Prêmio Emmy do Primetime: Melhor Filme Feito Para Televisão

4- Meninos não choram

A história da vida de Brandon Teena, uma mulher que escolhe se passar por homem. Ela começa um caso de amor com uma mãe solteira da zona rural de Nebraska e sofre trágicas consequências como resultado da descoberta de sua transexualidade

Data de lançamento: 10 de março de 2000 (Brasil)
Direção: Kimberly Peirce
Música composta por: Nathan Larson
Prêmios: Oscar de Melhor Atriz e Prêmio Globo de Ouro: Melhor Atriz em Filme Dramático.
Roteiro: Kimberly Peirce e Andy Bienen

5- O Segredo de Brokeback Mountain

Jack e Ennis se conheceram em Wyoming, no verão de 1963, quando foram trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas. Naquele ambiente solitário nas montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual. Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casaram e vivem com suas respectivas esposas. Por muitos anos, não se veem até que um dia, eles começam a marcar encontros esporádicos e mantêm um caso amoroso durante uns vinte anos.

Data de lançamento: 3 de fevereiro de 2006 (Brasil)
Direção: Ang Lee
Música composta por: Gustavo Santaolalla
Direção de elenco: Avy Kaufman
Prêmios: Oscar de Melhor Diretor, MTV Movie Award: Melhor Beijo

6- Azul É a Cor Mais Quente

Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer.

Data de lançamento: 6 de dezembro de 2013 (Brasil)
Direção: Abdellatif Kechiche
Canção original: I Follow Rivers
Prêmios: Palma de Ouro, César de Melhor Atriz Revelação, mais
Indicações: César de Melhor Filme, César de Melhor Atriz e César de Melhor Diretor

7- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

A vida de Leonardo muda completamente quando um novo aluno entra no colégio. O adolescente precisa lidar com o ciúme da amiga e também com os inesperados sentimentos que o recém-chegado desperta nele.

Data de lançamento: 10 de abril de 2014 (Brasil)
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Indicações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Longa-Metragem e Ficção
Prêmios: Teddy Award: Melhor Filme

8- Flores raras

Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soare. A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.

Data de lançamento: 16 de agosto de 2013 (Brasil)
Direção: Bruno Barreto
Música composta por: Marcelo Zarvos
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Atriz, mais
Autoras: Carmen L. Oliveira e Carolina Kotscho

9- Moonlight: Sob à Luz do Luar

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.

Data de lançamento: 24 de fevereiro de 2017 (Brasil)
Direção: Barry Jenkins
Música composta por: Nicholas Britell
Prêmios: Oscar de Melhor Filme, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, mais
Indicações: Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Oscar de Melhor Diretor e Oscar de Melhor Filme.

10- Queda Livre

Tudo que era normal desaparece quando um policial passa a sentir algo por um colega de trabalho e começa a se distanciar da namorada grávida.

Data de lançamento: 23 de maio de 2013 (Alemanha)
Direção: Stephan Lacant
Música composta por: Dürbeck & Dohmen
Indicações: Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Ator
Roteiro: Stephan Lacant e Karsten Dahlem


André Zaady