Novo portal da Seduc conta com mais transparência nas informações

Por Ascom/Seed

Publicado em 14/01/2019 as 18:25

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) apresenta o seu novo portal: www.seduc.se.gov.br. A mudança deixa o site com mais transparência nas informações e ainda muito mais moderno. O novo layout facilita a navegação, acessibilidade e usabilidade e foi arquitetado por técnicos da Coordenadoria de Informática e da Assessoria de Comunicação da Seduc.

Nesse novo site será possível ter acesso ao Boletim de Recursos Humanos com as publicações de todas as portarias expedidas pela Seduc. Além disso, há todas as informações das unidades escolares, como a equipe pedagógica, quantidade de alunos,   aportes financeiros e até mesmo  quanto foi destinado ao consumo de água e energia.  

“Quando pensamos na transparência na administração pública, o intuito é que todos os cidadãos tenham acesso às informações e também saibam de que maneira os recursos estão sendo investidos. As ações e iniciativas que implementamos na Seduc têm como foco promover melhorias contínuas e significativos avanços no cenário educacional sergipano. Neste contexto, é importante que a sociedade acompanhe e saiba de que forma estamos conduzindo o nosso trabalho”, evidencia o secretário, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho. 

O site disponibiliza informações de todas as unidades escolares. Quando o usuário clica no nome de uma escola específica terá conhecimento sobre a quantidade de matrículas, a verba, quanto foi investido em material permanente, notas obtidas noÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),  membros que compõem a equipe diretiva, quadro de funcionários e corpo docente e ainda o que oferece na estrutura física de  cada escola.

Transparência

O superintendente executivo, professor Everton Siqueira, salienta que a gestão do Governo do Estado tem essa responsabilidade na promoção da transparência pública,  e o seu objetivo é  facilitar o acesso do cidadão às informações.  “A mudança do portal foi discutida juntamente com a equipe técnica da Coordenadoria de Informática (Codin) e Assessoria de Comunicação (Ascom). Vale ressaltar que essa alteração prioriza a transparência das informações”, expõe.

Alexandre Veras, diretor da Codin, relembra que a criação do novo portal foi uma solicitação do secretário, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, assim que assumiu a pasta. “Pensamos em atribuir ainda mais transparência na busca das informações e acompanhamento dos processos. Assim, a sociedade e demais interessados podem acessar as portarias, diários, relatórios financeiros, relatórios de gestão, acompanhamento das diárias e ainda realizar pesquisas das unidades escolares e notícias por meio de palavras-chave, entre outras funcionalidades”, apresenta, ao acrescentar que no que se refere à identidade visual, o portal contou com a colaboração da Ascom.

Identidade Visual
 
A diretora da Ascom, jornalista Gleice Queiroz, comenta que acompanhou passo a passo a construção do novo portal. “A Comunicação Pública demanda troca de informações sem barreiras, então queríamos que o aluno, o professor, o servidor e o pai do aluno não encontrassem nenhuma barreira em nosso portal e que o conteúdo das publicações continue sendo interesse público”, justifica,ao informar que a Educação passa por um processo de mudança, quando este órgão incorpora o esporte e a cultura, e o novo portal também atenderá essas áreas.

O coordenador do Núcleo de Marketing da Ascom, o publicitário Eron Neto, explica que o site tem um design moderno com uma comunicação mais direcionada e assertiva. “A ideia é destacar os portais de serviços fazendo com que a cor seja responsável por fornecer a atenção para pontos relevantes. Essa hierarquia das informações proporciona uma boa experiência de navegação ao usuário.  As fotografias utilizadas são de alunos, professores e servidores da rede”, frisa, ao lembrar que a Codin programou o projeto da maneira como foi solicitado. “Ficamos responsáveis pelo desenvolvimento visual, enquanto a Codin colaborou na execução do projeto”, complementa.

Novidades

Uma das principais novidades é a estrutura de navegação temática focada. Ao navegar pelo site, o consulente poderá acessar as informações da Secretaria, a exemplo de Estrutura Administrativa, Portais, Sistemas, Espaço do Servidor, Fale Conosco, Transparência e Expresso; Nossa Escola com os dados das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as respectivas unidades escolares; Concursos, em que constam os editais dos principais concursos e seleções; Licitações e Documentos e Leis.  A usabilidade foi outro aspecto importante do projeto. O site conta também com espaços que contêm informações destinadas aos alunos, professores e servidores.